O TEIMOSO

Morava numa cidadezinha do interior, um sujeito mal humorado e truculento cujo apelido era GANCHO. Acontece que ninguém era corajoso o bastante para lhe chamar pela alcunha. Se o fizesse sofria graves conseqüências, o homem se transformava numa fera danada e a socos e pontapés fazia o atrevido lhe pedir desculpas de joelho em frente a todos.

Certo dia, veio morar na mesma cidade um jovem adolescente genista e cabeçudo. Notando isso, um gaiato lhe ofereceu dez reais para que ele fosse até o gancho e assim o chamasse na presença de todos. Sem perceber a enroscada na qual estava entrando, o rapazinho chegou perto do homem e gritou: - Gancho! A reação foi brutal e imediata. O homem rodou o braço por cima da cara do atrevido que foi cair a metro e meio de distância já sangrando pela perda de três dentes. O meninote passou as mãos no rosto dolorido e sangrando, encheu-se de ódio e gritou a todo pulmão: - gancho! gancho! gancho! A coisa ficou preta. O homem ,digo o gancho, saiu chutando e esbofeteado o indefeso, mas teimoso rapaz, rua afora tendo como respostas os gritos cada vez mais desesperados da vítima a chamá-lo de gancho.

A determinado momento, o gancho pegou seu desafeto pelo pescoço e começou a apertar com força. Já semidesfalecido, como seu último gesto ante de morrer, o garoto ergueu os dois dedos indicadores e com eles formou dois símbolos de um gancho, deu um profundo suspiro e se foi desta para outra.

Do Meu livro Palco da Vida. R$ 20,00

Vendas pelos fones: (81)3010-6328/98881-7309