CRUCIAIS PRINCÍPIOS E VIRTUDES PARA A DIGNIDADE DE VIDA

A frase de Einstein goza de plena atualidade: “o pensamento que criou a crise não pode ser o mesmo que vai superá-la”. É tarde demais para fazer só reformas. Estas não mudam o pensamento. Precisa-se partir de outro princípio, fundado em valores que possam sustentar um novo rumo da humanidade. Ou então se tem que aceitar um caminho que é o mesmo que cego guiando cego.

1 - Há quatro princípios capazes de assegurar a vida em si mesma: o cuidado, o respeito, a responsabilidade e a cooperação.

Cuidado: É uma relação de amor profundo a Deus, a si mesmo, aos outros e à natureza. O cuidado se opõe à dominação, regenera as feridas passadas e evita as futuras. Ele faz com que tudo possa viver e perdurar mais tempo. O cuidado é a compaixão; não deixa ninguém e nem nada abandonado, mas caminha com o movimento da obra criada.

Respeito: Cada criado, seja animal ou não, possui um valor intrínseco, independentemente do que pensam e fazem os humanos. Expressa alguma potencialidade do universo, tem algo de ciência e merece existir. O respeito reconhece e acolhe qualquer criatura e procura conviver junto. Isso é ético e imensuravelmente valor.

Responsabilidade: Não existe nenhuma ação, seja mineral, vegetal ou animal que não tenha uma consequência. Toda ação provoca uma reação. Daí o ditado: quem planta colhe. A colheita sempre é maior do que o plantio e vem de uma vez. Com os meios de destruição já construídos, a humanidade pode, por falta de responsabilidade, se auto eliminar e danificar a biosfera. CF deste ano.

Cooperação: A lei universal da evolução, partindo de Darvin, não é a competição com a vitória do mais forte sobre o mais fraco, do maior sobre o menor, do mais rico sobre o mais pobre, do primeiro sobre o último. Mas a interdependência de todos com todos. Todos cooperam entre si para coo evoluir e para assegurar a biodiversidade. Foi pela cooperação de uns com os outros que nossos ancestrais se tornaram humanos. O mercado globalizado se rege pela mais rígida competição, sem espaço para a cooperação. Tudo passa valer pelo que tem e não pelo que é. O ser humano passa a valer pelo que produz e consome.

E há as quatro virtudes que sustentam esses quatro princípios: hospitalidade, convivência com o diferente, tolerância e fraternização.

Hospitalidade: segundo Kant é a virtude primeira para a república mundial. Todos tem o direito de serem acolhido, o que corresponde ao dever de acolher os outros. Hoje se vê o problema dos refugiados. O problema do ódio entre ideologias políticas, religiosas e culturais. Não deve haver como existe, extracomunitários.

Convivência com o diferente. A globalização dos seres humanos não anula as diferenças culturais com as quais se deve aprender a conviver, a trocar, a complementar e a enriquecer com os intercâmbios mútuos.

Tolerância. Nem todos os valores e costumes culturais são convergentes e de fácil aceitação. Dai impõe-se a tolerância ativa de reconhecer o direito do outro de existir como diferente e garantir-lhe sua plena expressão.

Fraternização. Todos os seres humanos devem ter o solidário acesso e os necessários meios de vida e à seguridade alimentar, salutar e higiênica. Devem poder sentir-se membros da mesma mesa que comem e bebem, da mesma saúde que desfrutam e da mesma higienização que merecem. Sentido profundo para que foram criados. E juntos defendendo a casa mãe, a mãe terra.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 15/03/2017
Código do texto: T5941914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.