BONECA DA ESTRELA

Quando criança eu sonhava em ter uma boneca da estrela daquelas que parecia um bebê. Sempre que ia ao supermercado inclusive só tinha um na época na cidade (Angicos-RN) e era da família de Jaime Batista, eu corria para a seção de brinquedos e ficava olhando para essas bonecas que por sinal ficavam nas prateleiras mais altas, só podia ver na caixa e o preço que era absurdamente elevado para o bolso do meu pai.

Um certo dia, no período de férias o qual a gente sempre passava na casa da vovó materna aqui em Parnamirim, mais precisamente em Emaús; eu e minha irmã fomos brincar com as meninas da vizinha e elas tinham essa boneca, ao ver peguei logo e fui olhando a boneca por completo e ao tirar a roupa dela percebi que o corpo dela era de pano, de repente fiquei com raiva e decepcionada, pensei como pode esse tipo de boneca ser tão caro e o corpo de pano só os braços, pernas e cabeça de borracha.

Perdi o interesse, pois para ter boneca de pano por tão caro era melhor as que mãe confeccionava em casa para a gente brincar, com boca e olhos bordados e a gente ainda escolhia a cor do olho se queria preto ou azul. Mas, o mais interessante ocorreu hoje pela manhã (12 de outubro de 2015) ao ligar o som estava passando a música de Nelson Gonçalves “BONECA DE TRAPO”... logo, pensei é impressionante como a cultura musical faz o uso dos prazeres da infância para expressar o desejo sexual do adulto. Ri muito com a parte [...] "Eu quero esse corpo que a plebe deseja". Fiquei me questionando boneca de pano na minha realidade era pobre que possuía, mas o corpo da boneca da estrela também era de pano e não era acessível assim ? Embora as crianças das variadas classes sociais desejassem em possuí-la.

Fátima Gonçalves

Fatima Goncalves
Enviado por Fatima Goncalves em 17/03/2017
Reeditado em 13/02/2018
Código do texto: T5944306
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.