Rua Campo Lide
e outros Campos da Mantiqueira
 
Rompendo o silêncio que havia no carro durante  o trajeto do restaurante e a cidade, na rodovia, veio a pergunta:
 
- Aquele morro ali que parece meia laranja e desprovido de árvore é parte da Mata Atlântica que foi desmatada?  Perguntou o curioso.
 
 “Não. Aqui estamos em área de transição da Floresta Tropical e o Cerrado. Estamos em Clima Tropical de Altitude entre o Tropical Litorâneo e o Tropical Continental do centro oeste do Brasil. Estamos em área de transição de Domínios Morfoclimáticos.  Estamos nas escarpas e nos Campos da Serra da Mantiqueira. Por isto temos a denominação de Campo das Vertentes, Borda do Campo e ainda Campo Lide (Campolide).
 
Campo das Vertentes porque aqui nascem e correm fluentemente muitos rios, que contribuem para a formação de  grandes bacias hidrográficas da América do Sul. Borda do Campo, devido ser a ‘beira’, a borda entre  a floresta e o campo... a escarpa da serra... o Campo da Mantiqueira.
 
E Campo Lide, grafado separado como na placa que identifica a rua do Bairro do Campo ou ainda aglutinado, Campolide, para identificar a comunidade próxima ao Rio das Mortes. Eu faço a inferência que seja em relação ao processo histórico conhecido como Guerra dos Emboabas e ao lugar chamado como Capão da Traição envolvendo portugueses, os emboabas, pejorativamente chamados assim por usarem botas, e os bandeirantes que andavam sem as mesmas...”
 
- Ah, pode ser... Lide em direito, Ciências Jurídica, significa luta. E daí Campo Lide: campo da luta, do embate, entre paulistas e portugueses pelo domínio da região aurífera...
 
 
- Por que o morro é arredondado em forma de meia laranja?
 
“Porque ele foi esculpido pelo tempo geológico. O período de tempo que age sobre uma área morfoclimática pode ser o Tempo Geológico, o Tempo Histórico e ainda o Tempo Cronológico. O primeiro se refere ao tempo da Natureza, o segundo ao Tempo Sócioeconômico e o terceiro ao Tempo Cultural.”
 
- Mas agora chega de dar aula! Você se aposentou e não está em sala de aula.
 
E assim pai e filho encerraram esta conversa e o diálogo tomou outros caminhos corriqueiros.
 
Saber se situar é saber o seu lugar no mundo e sua importância pessoal para o mesmo.
Porém... um fino véu separa o discurso pedante e o pedagógico!
Uma vez professor  eternamente  em sala de aula, ainda que seja dentro de um carro passeando com o filho já homem feito .

 

 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 13/03/2017.
   
 
 

ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 18/03/2017
Reeditado em 18/03/2017
Código do texto: T5944625
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.