Graciliano Ramos e empoderamento

Diz a história, as biografias e outros escritos, que Graciliano Ramos era meio intolerante com palavras descessárias, pedantes e expressões da moda. Detestava quem era prolixo e falava difícil. Quem leu seus livros sabe que ele era econônico com as palavras, sua linguagem era clara e enxuta, ele dizia que a palavra não era para dizer e não um enfeite. A sua maior bronca era com palavrs estrangeiras, ou copiadas das estrangeiras.

Ele fricava pê da vida quando se deparava com certas palavras. Logo que saiu do cárcere (foi preso pelo Estado Novo de Vargas), um amigo escritor e medalahão das letras lhearrumou um emprego de revisor num grande jornal do Rio, não sei se no Jornal do Brasil ou no Correio da Manhã, era o homem certo nolugar certo. Ele assumiu a função, ficava lá na mesa de revisor de óculos, com um cigarrinho Selama no bico e um copinho de cachaça do lado, além de um lápis grafite vermelho, e corrigia os textos, cortando rudo o que achava excesso e besteira. Um dia se deparou com um texto meio prolixo, dizem que escrito por que lhe arranjou o emprego, quando se deparou com uma das palavras que odiava: outrossim. Pegou o lápis e riscou a danada da palavra. E escreveu na margem: - Outrossim é a puta que o pariu!

Fico pensando nele, se fosse vivo e lhe dessem para corrigir um texto que tivesse certas palavras da moda, tipo "empoderamento". Uma palavra que os intelectuais e metidos a intelectuais usam a três por quatro, no sentido de meio de se exercer certos direitos e alyternativas de cidadania e outras frescuras. Na verdade essa apalavra anão está nem no dicionário, é fila da palavra inglesa "empowerment" que significa a melhoria de qualidade e produtividade. Conversando com amigoscritiquei essa palavra, um deles se aspou e disse que ela foi usada apela primeira vez pelo grande educador Paulo Freire para se referir à busca de soluções e melhoria d ensino libertador. Apenas respondi que não concordo com o saudoso professor. E emendei: - Se Graciliano Ramos pegasse um texto, mesmo escrito pelo grande Paulo Freire, e visse essa palavra ricaria de vermelho e escreveria na margem: "Empoderamentoé a puta que oa pariu!". E contei o caso do outrossim.

Mas nunca chegaria a fazer o qwue o grande escritor fez, mas detesto essa apalavra empoderamento, tamabém não gosto de outrossim. Sou um véio chato,prefio as palavras mais simples. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/03/2017
Código do texto: T5953609
Classificação de conteúdo: seguro