Óscar...

Eu sempre quis ganhar um óscar. A premiação máxima do cinema é sem dúvida nenhuma uma das mais glamorosas cerimonias de premiação do mundo. Claro que eu entendo que há tantos outros prêmios que são mais importantes ou relevantes para humanidade, mas um óscar é sempre um óscar.

#

A primeira cerimonia do óscar ocorreu em 1929 e naquela oportunidade foram distribuídas 15 estatuetas. Desde então ele é o passarinho verde de qualquer ator ou diretor ao redor do mundo. Eu não assisto a cerimonia da premiação, é muito longa e chata, mas sempre procuro assistir os filmes premiados, até para identificar os motivos que levaram aquelas produções a serem consideradas as melhores do mundo, confesso que muitas vezes me sinto decepcionado.

Imagine você ser o melhor do mundo em alguma coisa ou algo que você fez ser considerado o melhor do mundo. Eu sempre sonhei e acho que todo mundo sonha pelo menos uma vez na vida com a honra de ser o melhor do mundo em alguma coisa.

Primeiro pensava em ser o melhor do mundo no futebol, depois descobri que se eu não conseguia ser nem o melhor do nosso timinho da vila que tinha apenas cinco perna de pau, eu jamais chegaria a melhor do mundo, então volteie-me para o óscar.

O único problema do meu plano é que eu não sou ator, nem diretor, nem roteirista, nem coisa alguma ligada ao cinema, então acho que minhas chances são mesmo muito pequenas, mas que eu quero ganhar eu quero e um fato em especial me fez rever as minhas expectativas.

#

Até essa semana minhas esperanças tinham se esvaído aos poucos, no entanto, depois dessa semana meu pensamento mudou totalmente. Jean Wyllys, aquele mesmo do Big Brother Brasil, que é deputado pelo estado do Rio de Janeiro e que cuspiu em Jair Bolsonaro no dia da votação de impedimento da ex-presidente Dilma, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a medalha de Mérito Farroupilha.

A Medalha do Mérito Farroupilha é a distinção máxima da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul, sediada no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre. É uma medalha destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado. A condecoração foi criada em 1995. Ela é concedida por nossos deputados aos cidadãos que contribuíram com significância com o estado.

#

Ela já foi concedida ao líder do grupo os Monarcas, Gildinho, à declamadora Liliana Cardoso, Araci Esteves, maior nome do cinema gaúcho, Armindo Trevisan, poeta, crítico de arte e ensaísta, Glênio Fagundes, músico, poeta, cantor e apresentador de rádio e televisão, ao cantor e compositor gaúcho Leonardo, Sandra Jatahy Pesavento, intelectual referência na historia e cultura do Rio Grande do Sul e em especial de Porto Alegre, entre outros nomes dessa envergadura e relevância para o nosso estado e agora ao ex-bbb Jean Wylys.

#

Ainda estou me perguntando por que Jean Wylys recebeu a medalha? Não entendo? Ele é um deputado imbuído com as causas homossexuais, reconheço isso, e a deputada Manuela D´avila queria homenagear alguém ligado a causa, pois bem, quero crer que aqui no Rio Grande do Sul há pessoas que defendem a causa e que são muito mais merecedores do que um deputado que não tem qualquer ligação com o nosso estado.

O fato é que minhas esperanças se renovaram. Se o Jean Wylys que nunca fez nada pelo Rio Grande do Sul foi merecedor de ganhar a medalha de mérito farroupilha e se juntar ao seleto grupo que citei acima, talvez algum dia eu seja lembrado para o óscar e me junte a Francis Ford Coppola, Marlon Blando e tantos outros.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 30/03/2017
Código do texto: T5956429
Classificação de conteúdo: seguro