A ARTE DE VARRER AS FOLHAS

É inevitável o cair das folhas, principalmente nesta época, o outono. Em certos lugares e circunstâncias, podem ser juntadas, amontoadas e, depois de podres, não sendo mais folhas, usadas como adubo em hortas e jardins. Mas o fato é que onde tem árvores, tem folhas, e no chão se tornam inconvenientes.

Aí não tem jeito, é preciso varrer. Varrer o pátio, varrer a calçada, e isto quase todos os dias. Você manda a empregada ou o faxineiro e eles se encarregam do serviço. Ou então você mesmo(a) pega a vassoura e varre, porque a calçada em frente à casa deve estar limpa, isto para que os vizinhos tenham por você e por sua moradia uma certa admiração.

Mas varrer não é assim tão fácil, que o diga quem está acostumado com tal lida.

Um problema que às vezes surge é o vento, que sopra em sentido contrário àquele que você vai dando às folhas. Que aborrecimento quando as folhas começam a voltar. Eu, numa situação dessas, desisto, deixo para mais tarde. Afinal, varrer as folhas não é a única coisa que a gente tem a fazer.

Você já tentou varrer um gilete na calçada? É impossível, ele não sai do lugar de jeito nenhum. O mesmo pode acontecer com uma folha quando ela é muito chata. Você insiste com a vassoura, e que nada, a teimosia da folha é maior. Eu, nesse caso, me abaixo e apanho-a com a mão.

Varridas as folhas, é preciso juntá-las, dentro de uma caixa de papelão ou de um saco, e depois dar-lhes o destino conveniente. Perto de minha casa tem um terreno baldio que é o trem-da-alegria dos moradores próximos. Todos amontoam lá as suas folhas.

Mas nem só das folhas se livram as árvores. Caem também os frutos podres, e igualmente é preciso juntá-los, colocar junto com as folhas, e tudo vai para o mesmo lugar, seja ele qual for.

Ainda pior é quando os cachorros da vizinhança vêm fazer sua sujeira na sua calçada. É um contratempo que surge quando você não pensa em outra coisa senão varrer as folhas.

Mas enfim, varrer as folhas da calçada não é tão complicado assim. Na verdade, pode ser tão fácil e corriqueiro que você faz esse serviço com a cabeça nas alturas, pensando em mil outras coisas, fazendo planos para depois.

Pois é simplesmente a rotina. As folhas caem hoje, caem amanhã, e continuarão a cair sempre. E você estará lá com a vassoura, sem raiva das folhas, porque sabe que é natural elas caírem. As árvores são belas, dão frutos, dão sombra, merecem cuidados.

Então, se o visual é uma questão de beleza e capricho, varrer as folhas é uma arte.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 01/04/2017
Reeditado em 01/04/2017
Código do texto: T5958612
Classificação de conteúdo: seguro