A PINTURA E O SOM INTERIOR COM O PINTOR VASSILY KANDINSKY

A PINTURA E O SOM INTERIOR COM O PINTOR VASSILY KANDINSKY (

Vassily Kandinsky o grande pintor russo,pensador, visionário já afirmava no início do século vinte que o homem tem a música em si mesmo , como um eco imediato. O poeta alemão Goethe, também segundo Kandinsky entendia haver uma afinidade entre o som , música e a pintura. Kandinsky propugnava em seu tempo já por uma pintura futura, pura, porquanto para atingir esse qualidade ela podia dispor de seus próprios meios como a cor, a forma.Assim concebia que enquanto a forma como representação delimitava um espaço abstratamente , esta podia existir por si mesma, mas não existiria uma forma exclusivamente material, por absoluta inexatidão quanto a sua representação. Para o mestre a Arte sempre representava o princípio da necessidade interior do artista.Assim tanto mais puro, primordial, o som da pintura, quanto mais separado estivesse o elemento abstrato da forma. Dessa maneira para Kandinsky toda vez que ocorresse a emersão da forma abstrata numa composição concreta, só o sentimento poderia guiar e dosar as misturas das substancias do concreto e do abstrato na pintura.

Lilian Reinhardt

(*)Graduação/ Curso Superior de Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP

(**) Pós-graduada em História da Arte Moderna e Contemporânea

pela ESCOLA DE MÚSICA E BELAS ARTES DO PARANÁ/EMBAP