Crônica crônica

O cronista se perguntou se o que ele escreveu é realmente uma crônica. Curiosamente obteve uma resposta, deve ter vindo do seu lado esquerdo do cérebro.

- Sua crônica é crônica.

- Tenho minhas dúvidas, não seria anacrônica? – Perguntou novamente a si mesmo.

Sem paciência consigo próprio não se deu ao trabalho de se responder.

O cronista escrevia semanalmente para diferentes veículos de comunicação. Ele tinha sua fórmula básica: uma pitada de ficção, uma pitada de realidade, senso de humor inteligente e uma crítica a sociedade de forma disfarçada. A fórmula funcionava, pessoas elogiavam, ganhava bem por isso. Dava-se ao luxo de declarar no imposto de renda que era cronista.

Certa feita o Censo lhe perguntou sua profissão:

- Cronista! – Disse de boca cheia.

- Aqueles que narram jogo de futebol?

- Não!

- Portador de alguma doença crônica?

- Que despautério! – Esbravejou!

- Pode ser que o senhor seja um doente crônico e receba algo do governo, essas aposentadorias por invalidez, essas coisas.- disse o moço do Censo.

- Não me diga que o senhor cogitou me chamar de inválido!? Eu devo estar ouvindo coisas. O senhor não me conhece?

- Nunca vi mais esquisito. Os cronistas são assim? O que eles fazem?

- Cronistas escrevem crônicas! – Falou quase silabicamente.

- ??? – O moço fez cara de interrogação.

- Só pode estar brincando! É uma pegadinha!

- Quem sabe isto não seja uma crônica?

O cronista parou estático. Refletiu, afinal cronistas refletem muito para escrever, fazem suas concatenações, elucubrações e gostam de gastar vocabulário. Outra vez se perguntou: será que faço parte de uma crônica? E se faço, será que foi bem ambientada, cronicamente bem redigida por um hipertenso crônico?!

Silêncio...

Obs.: crônica é crônica. Para quem é autor do Recanto na hora de escolher a opção para escrever um texto há esta opção de Crônica, mas não há subdivisão, diferente de poesias, contos, em que há opções dentro desta categoria. Enfim, crônica é crônica.

05/04/2017

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 05/04/2017
Código do texto: T5962365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.