VIDA

Segue a crônica em forma de texto teatral.

personagem 1:- Senhoras e senhores, usem o filtro solar.

Personagem 2:- Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, diria: usem o filtro solar.

P1:- Os benefícios a longo prazo do uso do filtro, foram cientificamente comprovados.

P2:- E os demais conselhos que dou, baseiam-se unicamente na minha própria experiência.

P1:- Eis aqui um conselho: desfrute do poder e da beleza da sua juventude.

P2:- Oh, esqueça! Você só vai compreender o poder e a beleza da sua juventude, quando já tiverem desaparecido.

P1:- mas acredite em mim. Dentro de vinte anos, você olhará suas fotos e compreenderá, de uma maneira que não pode compreender agora, quantas oportunidades se passaram, e eram todas realmente fabulosas.

P2:- E acredite, menina, mulher, amiga... Você não é tão gorda o quanto imagina... Não se preocupe com o futuro.

P1:- Ou se preocupe... sabendo que preocupação é tão eficaz quanto tentar resolver uma equação de álgebra, mascando chiclete.

P2:- È quase certo que os problemas que tem realmente importância na sua vida são aqueles que nunca passarão por sua mente. Tipo aqueles que tomam conta de você numa noite de lançamento de um bom livro.

P1:- Atenção, isto não interpretem mau, isto não é uma ameaça.

P2:- Eu não dou segurança nenhuma.

P1:- Atenção, interpretem mau, isto é uma ameaça!... Todos os dias faça alguma coisa realmente assustadora.

P2:- cante!

P1:- Não trate os sentimentos alheios de forma irresponsável, mas também não tolere aqueles que agem de forma irresponsável com seus sentimentos.

P2:- Relaxe.

P1:- Não perca tempo com a inveja.

P2:- Alguma vezes você perde, algumas vezes você ganha, outras você perde, a corrida é longa.

P1:- lembre-se dos elogios que recebe, e esqueça os insultos.

P2:- Se souber fazer isso, me diga como.

P1:- Guarde suas cartas de amor, jogue fora os extratos bancários. Estique-se.

P2:- Seja mais cara de pau, e assovie na rua para aquele gatão que está passando. Use aquele vestidinho que, você acha ridículo, ao menos uma vez na vida.

P1:- As vezes é preciso nos sentirmos ridículos.

P2:- Use aquele sutiã amarelo horrível, e tire da gaveta as meias desfiadas, e dê alguma utilidade a elas.

P1:- Ou se preferir, desfile por aí, sem meias e sem sutiã... E também não tenha sentimento de culpa, se não sabe muito bem o que quer da vida... As pessoas mais interessantes que eu conheço aos vinte anos não tinham a mínima noção do que fariam da vida.

P2:- As pessoas mais interessantes que eu conheço, ainda não sabem.

P1:- Tome bastante cálcio. Seja gentil com seus joelhos, voc~e sentirá falta deles, quando não funcionarem mais.

P2:- Talvez você se case, talvez não.

P1:- Talvez tenha filhos, talvez não.

P2:- Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance uma valsa, aos 75 anos de casamento.

P1:- O que quer que faça, não se orgulhe, e nem se critique demais.

P2:- Todas as suas escolhas tem 50 % de chance de darem certo, assim como as escolhas de todos os demais.

P1:- Curta seu corpo da maneira que puder, não tenha vergonha dele, ou do que as pessoas pensam dele, é seu maior instrumento.

P2:- Dance, mesmo que o único lugar que tenha para dançar seja sua sala de TV.

P1:- Leia todas as indicações, mesmo que não as siga.

P2:- Mas não leia revistas de beleza, pois a única coisa que elas fazem, é mostrar o quanto você é uma pessoa...

P1 e P2:- Feia.

P1:- Saiba entender seus pais, você nunca sabe a falta que vai sentir deles.

P2:- Trabalhe duro para transpor os obstáculos geográficos e da vida. Porque quanto mais você envelhece, mais precisa das pessoas que conheceu na juventude.

P1:- ba, se tu puder, more em Porto Alegre, mas te muda antes que a cidade lhe torne uma pessoa muito dura.

P2:- se tu tiver oportunidade, more no norte da Bahia, mas te muda antes que o lugar lhe torne uma pessoa muito mole.

P1:- Viaje!

P2:- Aceite certas verdades eternas: os preços sempre vão subir, escritores como Waldir Gomes são raros, e você... também vai envelhecer.

P1:- E quando envelhecer, vai fantasiar que quando você era jovem, os preços eram acessíveis, bons escritores sobravam por aí, e as crianças respeitavam os mais velhos.

P2:- Respeite os mais velhos.

P1:- não espere apoio de ninguém.

P2:- talvez você tenha uma aposentadoria.

P1:- talvez você tenha um marido rico.

P2:- mas você nunca sabe quando um ou outro vai desaparecer.

P1:- não mexa muito em seu cabelo, se não quando tiver 40 anos vai ter aparência de 85.

P2:- cuidado com as pessoas que lhe dão conselhos, mas seja paciente com elas.

P1:- conselho é uma forma de nostalgia, dar conselho, é de resgatar o passado, limpa-lo, recicla-lo e vende-lo por um preço muito maior do que realmente vale... mas acredite em mim quando falo do filtro solar.

P2:- sim, usem filtro solar, é um ótimo conselho.

Douglas Tedesco
Enviado por Douglas Tedesco em 07/08/2007
Código do texto: T596348