Saudade de Justo Verissimo

Sem nenhuma dúvida o humorismo brasileiro nunca mais foi mesmo depois da partida de Chico Anisio. Foi um gênio do humorismo. O primeiro sem segundo.

Criou acho que centenas de perrsonagens, todos impagáveis. Mas dentre eles, um me divertia - se é que pode - mais que os outros: Justo Veríssimo, o político corrupto, demagogo e sem nenhum caráter. O político que na intimidade com seus capachos dizia detestar o povo.Eaduzia: "Eu quero é me arrumar!". Mais: "O povo que se exploda!". E o desabafo maior: "Tenho horror a pobre!".

Como fez sucesso esse personagem! Como os politicos ficavam chateados com essa crítica maravilhosa, divertida e verdadeira. Foi a maior crítica que se fez em televisão à classe política venal. Muito mais letal que qualquer manifestação ou estudos e pesquisas dos estudiosos e intelectuais. Simlesmente, com Justo Veríssimo, Chiico Anísio desnudava e desmoralizava os políticos corrutos.O povo entendia e concordava coma crítica. O personagem era autêntico: o retrato fiel da maioria dos politicos.

Certa feita, questonado sobre a inspiraçãoparaa criação desse personagem, ele disse que se baseara num político de Caruaru, pode ter sido mesmo, mas a verdde é que do Oiapoque ao Chuíve sempre houve muitos Justos Veríssimos.Mas Pernambuco produz muitos desses tpos, agora estão mais arrumadinhos, mas ainda mais fisiológicos e corruptos.

Havia quem achasse o personagem grosseiro, vulgar e de mau gosto. Eram xeleléus e capachos dos políticos ou seus parentes. P personagem arrasava.E hoje faria ainda mais sucesso. Vejam o panrama político:tá assim de Justos Veríssismos, inclusive em ministérios, governos, prefeituras e na câmara e senado.

Que faltaestá fazendo Chico Anísio com seus pesonagens no Brasil de hoje, principalmenteJusto Veríssimo. O hmor de hoje é forçado,sem criatividade, Nao há um Justo Veríssimo e nem um Odorico Paraguaçu. Ficou só a saudade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/04/2017
Código do texto: T5964399
Classificação de conteúdo: seguro