BRASIL, PÁTRIA DO EVANGELHO

Corrupções, doenças físicas e morais, desalentos, promiscuidades obscenas entre o público e o privado. Hospitais públicos negligenciados e feitos como depósitos de gente, “frigoríficos” de carnes humanas apodrecendo a espera de salvação. Fraudes fiscais em todos os seguimentos da economia e pasmem: até com a nossa alimentação. A carne é fraca e caras fiscais sem decência. Vale mais o interesse da balança comercial do que a saúde pública. A corrupção é um homicídio e uma escravidão velada. Fraudes, propinas, corrupção, capitalismo selvagem. O poder pelo poder a qualquer custo. Será que existe neste país um único município isento de qualquer nível de corrupção? (Ah inocentes). Podre poderes, o judiciário que deveria espiar e zelar pelas leis constitucionais nem sempre é cega (isenta). O Legislativo a “casa do povo”, serve mais para os Srs. Deputados legislarem em causa própria mantendo seus poderes e privilégios. O Executivo nos três níveis querendo se manter no poder com seus tentáculos agarram-se através das propinas, corrupções de toda ordem. Para só comentar o caso do Estado do Rio de Janeiro que está quebrado, falido, funcionalismo sem receber e quando recebem, é em minguadas parcelas. Hospitais sem insumos básicos e profissionais trabalhando sem pagamentos e o mínimo de condições, o mesmo ocorre com a 5 ª maior universidade da América Latina a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Hospital Universitário e o colégio de aplicação ligados a instituição estão no mesmo buraco e o pior que não há previsão das coisas melhorarem. A educação nunca foi prioridade em nosso país. Como seria se uma universidade reconhecidamente importante de outro país se visse de repente sem recursos. Como seria, por exemplo, na Coréia do Sul, onde nos dias de vestibular decreta-se a Lei do Silêncio e várias atividades são interrompidas para não atrapalhar a concentração dos estudantes. É o dia mais silencioso do ano. Se uma instituição pública de ensino daquele país fechasse as portas por falta de recursos, qual seria a resposta da sociedade? Qual seria o nível de cobrança por uma solução rápida? Com certeza haveria um barulho ensurdecedor. A UERJ foi abandonada à própria sorte, salvo a mobilização de professores e alunos, sindicatos e associações. A instituição é hoje um cadáver insepulto onde elevadores caem, o lixo não é recolhido, a segurança é precária e furtos acontecem a luz do dia. Segurança pública? Os policiais militares e civis também trabalham sob pressão e com as mínimas condições, o que torna o trabalho deles mais estressantes além da periculosidade da função. Na calada da noite, madrugada a dentro o policial, alguns deles claro, prefere extorquir em vez de reprimir. “Enquanto policiais exercem seus podres poderes, motos e fuscas avançam os sinais vermelhos e perdem os verdes, somos uns boçais” já disse o Caê. Muitas viaturas não saem dos batalhões para racionar combustíveis. Em algumas delegacias não é possível registrar um simples B.O. (Boletim de Ocorrências) por falta de papel e cartuchos de impressão, vixe! Será que os super-salários do Sr. Governador, deputados e “ASPONES” (Assessores de Porra Nenhuma) estão sendo pagos em dia? Ainda ouvindo o Caê: “Será que nunca faremos senão confirmar a incompetência de nossa republiqueta que sempre precisará de ridículos tiranos (...) será que será que enquanto a politicagem exerce seus podres poderes, índios, padres e bichas, negros e mulheres morrem ou fazem o carnaval”. Essa situação lastimável de penúria parece não ser um “privilégio” apenas do Estado do Rio de Janeiro. O TCE-RJ também está contaminado pela corrupção pelos ratos do palácio e da assembleia. Fico aqui pensando com meus botões se o mesmo não acontece em outros estados da federação e até mesmo com o TCU (Tribunal de Contas da União) uma vez que os conselheiros são nomeações políticas. A tal “indicação política” é a desgraça da democracia brasileira. Quem o diabo indicaria para ocupar cargos públicos sem concursos? A carne pode ser fraca, mas será que a consciência não pesa? Creio que para esses psicopatas parlamentares não. “Enquanto os “poderosos” exercem seus podres poderes, morrer e matar de fome, de raiva e de sede são tantas vezes gestos naturais”, basta Caetano vixe! Até quando teremos que votar nos menos ruins? Quando teremos melhores opções? Creio que não haverá água suficiente na operação lava jato para lavar esse país de tanta corrupção nas diversas esferas e níveis de governos, autarquias e empresas públicas. Parece-me que o país do “jeitinho” de querer levar vantagem em tudo, das propinas e corrupções é algo sistêmico em nosso país. Brasil S/A, a pátria do evangelho vive hoje uma crise sem precedentes na história, crise econômica, política, social, ética e moral. “Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão (...) somos o que podemos ser.. ” N.S. Aparecida, Ismael e todos os santos peçam a Deus que nos proteja dessas trevas e nada mais.

Jô Pessanha
Enviado por Jô Pessanha em 08/04/2017
Código do texto: T5964864
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.