O peso do fardão

Tendo em vista o conturbado processo político atual, desde o Mensalão até agora, com um número cada vez maior de revelações bombásticas envolvendo casos de corrupção, sobretudo após o advento das delações premiadas, temos acompanhado, sempre que possível, os pronunciamentos do jornalista Merval Pereira pelo que têm de isenção e aguda percepção do deplorável quadro político-institucional brasileiro. Com o que escreve, Merval muitas vezes nos mostra com clareza as manobras, os arranjos e movimentos, sempre em proveito próprio, dos parlamentares e governantes cujas ações interferem com as nossas vidas e destinos.

Surpreendemo-nos agora, contudo, quando o apreciado jornalista, em sua coluna do Globo de 09/04/2017, “História recente”, nos brinda com a seguinte citação: “Sarney entrará para a História como o garantidor do processo democrático brasileiro”.

O texto faz menção à posse de Edmar Bacha na ABL, com a presença de Sarney e Fernando Henrique Cardoso, dentre outros, sendo Sarney e FHC membros da Academia.

No nosso entendimento, parece-nos mais plausível a suposição de que Sarney entre para a História como um dos mais corruptos presidentes que tivemos, sobretudo depois do que se lê no livro “Honoráveis bandidos”, de Palmério Dória.

Compreendemos que Merval não possa dizer isso a respeito de um colega seu de fardão, mas daí à consideração de Sarney como “garantidor do processo democrático brasileiro” trata-se de uma consideração que nos foge à compreensão.

Até porque a garantia do processo democrático nacional se deu com a retirada dos militares para os quartéis, de onde não deveriam ter saído. Tendo Sarney ocupado a vaga deixada por Tancredo, cuja morte, para alguns, ainda permanece envolta em circunstância estranhas. Tancredo, sim, se tivesse exercido o cargo de presidente, poderia fazer jus à citação atribuída por Merval à Sarney. Mas não o homem que quando esteve (ou não está?) à frente do Maranhão, à época um dos mais pobres estados da Federação, provocou o êxodo de muitos maranhenses para outros estados.

Rio, 10/04/2017

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 10/04/2017
Código do texto: T5966550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.