Em um mundo de valores invertidos a mentira tem seu lugar e até seu dia nacional. Chique isso!

Às vezes, a pessoa mente tanto, e tão bem, que acredita na própria mentira, já dizia vovó Fia.
Já os profissionais da área dizem que pessoas assim sofrem de um distúrbio chamado mitomania. Mentem compulsivamente e acreditam que a mentira é a melhor saída para enfrentar um problema. Em casos mais graves o mitômano perde a credibilidade e chega a ser caricato. (Aliás, caricatos sem credibilidade é o que não falta na redoma em que vivem. Acreditam na força do escudo de areia que é a mentira no qual se protegem).

Vovó dizia também que na semana santa não se deve mentir e que a quaresma é um período de recolhimento, de oração e de dormir cedo, principalmente na sexta feira santa, pois a mula-sem cabeça e o lobisomem estão soltos no mundo. Não se podia ouvir rádio, cantar, assobiar, dançar e nem se olhar no espelho. Muito menos falar palavrão.

Nunca acreditei muito nisso, mas levava a sério. Vai que...

Mas, voltando ao tema, valores invertidos, dia nacional da mentira e mitomania, vovó estava certa. Semana Santa é semana pra ir dormir cedo. Lobisomens e mulas-sem cabeça, mitônomos compulsivos, hoje usam rede nacional e aparecem para quem não obedece.

O lado bom dessas tradições folclóricas – e de folclore muito mitômano entende – é que quando esses costumes e tradições não são obedecidos, ou seja, quando meninas e meninos se comportam mal durante a semana santa, quiçá durante a vida, um dia serão castigados; se não pelo acaso, o serão pelos pais, pela vida ou por Deus.



** O Ministério da Saúde adverte: O texto acima contém doses moderadas de ironia e não deve ser lido, comentado e nem compartilhado por pessoas "sensíveis", mitônomas e simpatizantes.


 
Suzana França
Enviado por Suzana França em 12/04/2017
Reeditado em 12/04/2017
Código do texto: T5968754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.