Flor de Lis
Alexandre d’ Oliveira
 
Quando garoto eu fui escoteiro, escoteiro do mar. E aprendi muito com o saudoso Tenente Lucena, um senhor de meia idade, reformado do exercito que naquela época  idealizou formar um grupo de escoteiros e ensinar a estes meninos coisas que todo rapaz deve saber. A minha farda lembro bem era cinza, bermuda e camisa, e um lenço branco no pescoço com um anel de couro e nele a palavra Sempre Alerta, próximo  a frase uma flor de lis dourada.

     E sabe que eu nunca esqueci de alguns mandamentos. É verdade. Lembro bem de um que dizia: escoteiro é cortês, ele é amigo dos animais e das plantas. O escoteiro honra seu pai, e sua mãe. O escoteiro é leal. É limpo de corpo e alma. Gente e por aí vai.
     Aquele que foi , ou é escoteiro sabe de tudo um pouco desta vida. E olha que tá perto da gente comemorar o dia do escoteiro que é 23 de Abril. E acaso você sabe que o padroeiro desta rapaziada é São Jorge, o santo guerreiro, e foi escolhido por Robert Smith Baden Powell. Um britânico que idealizou ensinar bons costumes para os meninos e que ele no seu dia a dia pratique boas ações. 
     Na realidade, eu nunca esqueci o que aprendi com o tenente Lucena. Que Deus o tenha num bom lugar. Olha que eu irei sempre estar Alerta. Que me perdoe, os amigos , Luizinho, Huguinho e Zezinho, meus camaradas.