A máxima de Marcelo Odebrecht em 12 de abril de 2017

A frase “importante” da semana dita por Marcelo Odebrecht, tão antiga quanto a política no Brasil: " Está mentindo o político que não tenha feito caixa 2, em qualquer eleição," em mais uma fase da Lava Jato.

Todos nós sabemos disto a muito tempo! Qual a surpresa?

Há muito tempo que o povo sabe que os políticos superfaturam em contratos, e que eles sempre embolsaram muito dinheiro.

Contudo, tornou-se aviltante, porque alguém denunciou e veio à público; e hoje temos a clareza do tamanho dos trilhões em propinas, roubados, enquanto milhões de brasileiros morrem à míngua, nos corredores dos hospitais, numa educação capenga, numa justiça morosa, numa segurança pública incompetente e desarmada diante do crime organizado, vitimizando ainda mais uma população desprotegida.

Uma comentadora política da Globo News afirmou: "todo o sistema eleitoral está contaminado com a corrupção há quase 30 anos."

Todo o sistema eleitoral está contaminado desde de sempre. O problema é que o governo do PT sistematizou de forma organizada os esquemas de barganhas, lucros, roubos e desvios muito bem articulados, superando seus antecessores, e muitos deles se beneficiaram também (PSDB, PMDB, etc.). São tantos que nem decoro suas siglas.

É imoral o que fizeram com a Petrobras. Imaginem se chegarmos a ter notícias do que fizeram no BNDS, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Previdência Social?

Diria mesmo que a corrupção vem desde a formalização da existência do Brasil como um país "livre". Talvez já esteja no DNA dos futuros políticos.

Resta saber, qual será o futuro da classe política no país. Deveríamos ter um governo provisório até passar a limpo todos os políticos em exercício. Mas quem?

Sabemos que muitos desses serão inocentados. Investigação, citação num processo não significa que serão verídicas. Contudo, "o estrago político já foi feito, o estrago jurídico virá quando comprovados", disse outra jornalista.

Espera-se que os investigados fiquem sob a jurisdição de Sérgio Moro, pois, caso contrário, levará anos, assim como aconteceu com mensalão que durou 7 anos. São muito nomes, e outros que ainda surgirão.

O povo não tem memória, em breve não se falará mais nesses escândalos, e, as eleições estão as portas. Quantos poderão candidatar-se mesmo sendo citados e abertos processos contra seus nomes?

Se brincar, em breve teremos alguma notícia de "acordos" com os "caciques" da política para sobreviverem ( Lula, Temer, FHC). Quem viver verá. Tentaram silenciar a Lava Jato. Quem sabe o que virá?

A crise é seria, e neste momento, eles ainda estão sob o impacto da exposição, mas veremos as velhas raposas contra-atacarem.

A impressão que temos é que a cada nova fase da operação Lava Jato, os que estão receosos de seus nomes serem mencionados, irem dormir de mala pronta, acordarem, tomarem um bom café da manhã e aguardarem a Polícia Federal baterem em suas portas, e aguardam as horas passarem. Caso não aconteça desta vez, respiram aliviados, e aguardam a semana seguinte.

A grande surpresa será se vierem a prender Luis Inácio (Lula) da Silva. E a prisão mais esperada por milhões de brasileiros. A bem da verdade, ele está sendo cotado como um possível candidato a eleição presidencial do próximo ano. Espero o contrário.

Porém, olhando o cenário político nacional não encontro candidatos, apenas as mesmas, velhas raposas criadas, tentando subir mais e mais.

Como diria a minha avó é “ sair do inferno para cair na casa de satanás”. Mas, nem de longe, configura-se a máxima: “ruim por ruim, vote em mim”. Nem pensar. Isto é insanidade coletiva.

O desejo de todo o brasileiro honesto, trabalhador, comprometido com a verdade é que estes indivíduos sejam processados, punidos na forma da lei, a expropriação de bens, devolvidos aos cofres públicos o que nos foram roubados, e, é claro, cadeia para todos. Como diz outra máxima: “quem não aguenta cadeia não comete crimes”.

Vale salientar que eles deveriam ter previsto que algo poderia, ainda que improvável, desse errado. Deveriam ter melhorado o sistema prisional, do qual passarão a usufruir, se forem comprovados todos os seus deslizes. Prisões mais dignas de seres humanos que estão enjaulados, amontoados como animais. Aliás, alguns são, e ficarão piores.

A Lava Jato veio para dar um aviso de que há esperança. Esperança no sentido de que “pode-se enganar todo muito muito tempo”, mas um dia serão desmascarados. Honradez, honestidade, coerência, prudência, trabalho duro são prerrogativas de cidadãos de bem, comprometidos com a verdade, a justiça, a família, a comunidade, a nação.

Ainda não desisti, pois ainda acredito em mim, e confio num Deus que guia os seus, apesar de todos os nossos erros, e sobreviveremos a mais esta derrota que a nação brasileira sofreu.