ARTE NECESSIDADE E BUSCA

Se vejo o céu refletido no lago, se vejo meu duplo no lago, pressuponho que minha tela em branco reflita o que de dentro de mim eu possa projetar .Dessa forma tenho para mim que a comunicação humana através das expressões artísticas e suas obras, em suas variadas linguagens, refletem os sentimentos e pensamentos do homem de todas as épocas e culturas, consubstanciando o registro atemporal da história da humanidade e da filosofia do pensamento humano. Nos primórdios, recordando, há quarenta mil anos, segundo a historiagrafia da arte, nossos ancestrais, comunicavam-se antes de conhecer a escrita, através de desenhos, pinturas, gravuras, inscrições e esculturas que faziam nas pedras, em criptas, nas cavernas, e isso em derredor de nosso planeta Terra. Até hoje, a ciência ainda não conseguiu decodificar alguns signos dessa primeva linguagem da comunicação humana. Com certeza infindas óticas sobre a Arte e as obras artísticas compõe um oceano de conceitos, mas, a história humana tem na expressão artística do homem um espéculo da sua própria história e filosofia.Centúrias sucedem e as pedras e as grandes obras artísticas guardam os registros da passagem da homem e de sua arte pelo seu tempo. Indagar-se sobre essa necessidade interior de expressão e criação ocupou e ocupa sempre a mente e a sensibilidade de grandes homens, de grandes mestres, do passado e do presente, cujo legado artístico e de humanidade sob o tempo inexorável, cada vez mais enraíza a força dessa busca, da necessidade da arte como uma senda de conhecimento,uma forma de Conhecimento como dizia Schopenhauer, uma Metafísica que o materialismo científico hodierno conjectura perdida, mas criar é uma necessidade processual, caminho... para autoconhecer-se - para reencontrar-se?!!!

Lilian Reinhardt

Graduação/e Pós-Graduação/Curso Superiror de Escultura///e

História da Arte Moderna e Contemporânea/pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná/EMBAP