HECATOMBE POLÍTICA

HECATOMBE POLÍTICA

“O melhor remédio para que te cures do cansaço será sempre renovar a maneira de servir, trabalhando mais. Sempre que possível, faze uma oração , ainda que ligeira, quando encontres alguma cousa ou quando te vejas, perante algum acontecimento que ainda não conheças”. (Emmanuel).

Quando começamos a rabiscar linhas e mais linhas para escrever esses artigo, alguém perguntou o que significa hecatombe. De pronto respondemos para saciar a vontade de conhecer o significado da palavra estranha para o indagador. Hecatombe muitas pessoas se referem à chacina ou matança, podemos também relacionar a desastre ou catástrofe em proporções gigantescas; calamidade. Assassinato de cem bois na antiguidade, de origem latina hecatombe, e do grego hekatômbe. Matança, massacre, carnificina, chacina, fuzilamento e morticínio são os sinônimos mais comuns para essa palavra. Enquanto por cá caem às folhas, por aí sobem de barriga para cima os vertebrados aquáticos, numa regular hecatombe ictiológica.

Folha de São Paulo, 03/03/2010. O sistema bancário global foi quem gerou a hecatombe financeira de 2008. Folha de São Paulo, 15/08/2011. A mensagem do FMI nos anos prévios à hecatombe caracterizou-se por um "excesso" de confiança na solidez das grandes instituições financeiras e pelo respaldo ao comportamento que imperou nas principais praças financeiras internacionais. Folha de São Paulo, 09/02/2011. Genocídio, mortandade, holocausto, imolação, açougue, matadouro, pogrom, exterminação, carnagem, carniçaria, iaque, hecatomba também significam hecatombe. Uma frase: “Se Lula fosse um milímetro estadista teríamos dado um salto enorme. Mas não teve visão. Dilma não tem consciência da própria ignorância”. “Temer quer deixar um legado. Porém precisa trabalhar com um Congresso que é um refúgio de bandido”.

Lula velho sabujo (adulador, bajulador, lacaio, sevandija), sabe muito bem que já morreu politicamente. Entretanto, alardeia uma suposta candidatura à presidência na tentativa de criar constrangimentos para a Justiça. Basicamente, existem três alternativas: condenar a chapa Dilma-Temer, condenar a ex-presidente Dilma Rousseff e poupar Michel Temer da perda do mandato ou julgar improcedentes os pedidos.(Murilo de Aragão). Pela primeira na história de nossa República , um partido é responsabilizado como figura jurídica , em ação cível, por crimes de corrupção cometidos por seus membros . No âmbito da Lava Jato ,o Ministério Público (MP) exige que o PP (Partido Progressista) pague aos cofres públicos R$ 2,3 bilhões . O partido quebrou (se alguém acha que acontecerá o mesmo com o Partido dos Trabalhadores (PT), acertou).

Mais Sérgio Moro sentenciou Eduardo Cunha a 15 anos e quatro meses de prisão por corrupção , lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Cunha ainda tem mais dois processos (se alguém acha que acontecerá o mesmo com Lula, também acertou). E houve um dia que Olavo Bilac escreveu: (“ não verás país como esse”! (mas não verás, mesmo!). O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro tem sete conselheiros , cinco deles foram presos, inclusive o presidente, Aloysio Neves. A Polícia Federal levou coercitivamente para depor o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani. É acusado de vender cabeças de gado superfaturadas para lavar dinheiro de propina. Advogados de Marcelo Odebrecht estão convencidos de que o Ministério Público vai mudar, nas alegações finais, a denúncia contra o ex-presidente da empreiteira no caso de propina ao ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci.

No texto inicial, procuradores citavam indícios de pagamentos ao “italiano” para favorecer a empresa no estaleiro Enseada do Paraguaçu. Mas na delação de Marcelo, meses depois, ele diz que o dinheiro foi requerido, mas não entregue. Nesse caso, a culpa iria só para Palocci. Carlos Ayres de Brito, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, criticou o sistema de lista fechada, modelo em que o eleitor vota no partido e não diretamente em um candidato para ocupar vagas no Legislativo. Vocês entrariam nessa estimados eleitores? “Caixa dois é crime. E é crime tão grave como a corrupção”.(NIcolao Dino, vice-procurador – geral eleitoral). Um dos maiores crimes de corrupção acontecido no Brasil foi o envolvimento do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral que se encontra preso e sua esposa Adriana por determinação de Sérgio Moro. Ele ainda tinha regalias na prisão.

O ex-governador do Rio de Janeiro acumula privilégios em Bangu 8: sem tranca na cela, dorme na biblioteca com ar condicionado e é o único detento com autorização para usar internet na administração do presídio e encomendar comida de restaurantes de fora. Enquanto esteve na cadeia, sua mulher Adriana recebeu até uma cesta de Natal. Cesta de Natal para Adriana Alcelmo foi autorizada pelo Secretário de Administração Penitenciária que foi comandante da PM no governo de Cabral. As mordomias de Cabral: o ex-governador tinha um tratamento VIP na penitenciária. As benesses de Cabral: dorme na biblioteca, onde tem ar refrigerado, acesso a internet, celular da administração, colchão novo, roupas de cama e banho lavadas em sua casa (os demais presos na penitenciária), Visitas fora do horário e vasos sanitários ao invés de buraco no banheiro da cela.

Os privilégios de sua mulher Adriana Alcelmo: Cumprindo prisão domiciliar em seu luxuoso apartamento no bairro do Leblon. Enquanto esteve no Bangu recebeu uma recheada cesta de Natal, recebia comida de fora do presídio, como do restaurante Espeto Carioca , tomava banho de sol em horários diferenciados, recebia tênis “de marca” enviado por familiares , tinha audiências frequentes com a direção da cadeia sempre que algo a incomodava. Os benefícios dos dois: o casal gastava em torno de R$ 400 por semana no refeitório, enquanto que o valor limite estipulado para os demais era de R$ 100 reais, por causa deles , foi alterado , no inicio do ano , o número de bolsas com alimentos que os visitantes podem levar para os detentos de 2 para 3 , deixou de ser obrigatório o uso de uniforme penitenciário bastando usar calça ou bermuda jeans, blusa branca e tênis e tudo pode ser próprio, mudança no cardápio oferecido pelas cantinas do presídio que inclui, agora também carnes e peixe(até camarão), o secretário de Administração Penitenciária foi várias vezes visitar Cabral para ouvir suas reclamações sobre o presídio. (Fonte: Revista “Isto É”).

A diretora Rita de Cássia Alves Antunes e subdiretora Adriana Veríssimo, a chefe de segurança Maria Aparecida e a auxiliar de segurança Bianca Acthur, todas do Bangu 8, ganharam convites parra assistir o carnaval de 2017 na Sapucaí, no camarote da escola de samba Salgueiro. A constrangedora gentileza foi feita, segunda denúncia comprovada pelo inspetor de Segurança de Administração Penitenciária, Wilson Camilo Ribeiro, pelo deputado federal Marco Antonio Cabral (PMDB-RJ), filho do ex- governador e ritmista da bateria da agremiação. “Foi cortesia do filho de Cabral para a diretoria de Bangu 8”, afirmou Ribeiro. Um agrado em troca da proteção dada a Adriana Alcelmo enquanto ela ficou presa em Bangu 8. Cabral é conhecido como o home do terno de ouro. Os tecidos são produzidos no Lanifício Zegna e lavados com água de riachos alpinos.

O terno pode ter uma cartela com 400 tecidos exclusivos. Os botões dos trajes costumam ser de madrepérola. Uma das fazendas mais pedidas é a Trofeo, criada a partir de lã merino, produzida a partir dos melhores rebanhos de ovelhas das planícies australianas, caracterizada por suas fibras longas, suaves e superfinas. Pode Freud? De forma inconsequente e comportando-se como se estivessem acima da lei, Lula e Ciro Gomes voltam a atacar autoridades da Lava Jato, numa escalada de intimidações ao Judiciário sem precedentes na história do País. Até quando? Os impropérios de uma dupla sem limites. Em seminário do Partido dos Trabalhadores no dia 24, Lula desacatou as autoridades que comandam a Lava Jato, entre eles o juiz Sérgio Moro , que conduz dois processos nos quais o: petista está envolvido.

Seu aliado Ciro Gomes seguiu na mesma toada: “O que é que aquele moleque sabe de política?”. Lula referindo-se ao procurador Delton Dallagnol, coordenador da Lava jato. “Nem o Moro, nem o Dallagnol, nem o delegado da Polícia Federal têm a lisura, a ética e a honestidade que eu tenho nestes 70 anos de vida”. “(Minha condução coercitiva para depor) foi à coisa mais sem vergonha da história deste País”. “A Lava Jato não precisa do crime. Primeiro, ela acha o criminoso e depois coloca o crime em cima do criminoso”. Juristas dizem que Lula e Ciro também cometeram crime de injúria ao ameaçarem autoridades. “Ele que mande me prender. Eu vou receber a turma dele na bala”. ( Ciro Gomes ). Só tem arranco dizem alguns inimigos do ex-governador do Estado do Ceará. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-JORNALISTA- MEMBRO DA ACE- DA UBT- DO RECANTO DAS LETRAS- DO PORTAL CEN(LUSO-BRASILEIRO) E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 25/04/2017
Código do texto: T5981086
Classificação de conteúdo: seguro