OBRIGADO POR EXISTIR RADIO SOCIEDADE DA BAHIA, PARABÉNS PELA SUA PROGRAMAÇÃO !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Um dos grandes nomes do Rádio da Bahia foi sem duvida o famoso apresentador já falecido o querido Tio Ed, o Ed Carlos. Na Sociedade foi um dos maiores lideres de audiência. Mantendo sempre um equilíbrio na preferência de seus ouvintes. No Radio Ed Carlos apresentou: Radio novelas, noticiários, programas de variedades de humor, enfim um dos grandes nomes de todos os tempos do Radio Brasileiro. Sim Ed Carlos esteve no Radio Carioca, ainda quando era muito difícil chegar as emissoras do sul e sudeste do país. O famoso Tio Ed natural da belíssima Feira de Santana é um dos grandes nomes do Rádio não só pelos belíssimos olhos azuis, mas pela sua voz marcante. E merece o respeito e carinho de todos os ouvintes da 740 KHZ com seus 90 anos de felicidade.

Por isso em clima de comemoração aos seus 90 anos de história, quero dedicar esta crônica ao Querido Tio Ed Carlos, uma persona gratíssima.

Um dos grandes nomes do Rádio da Bahia é sem duvida o famoso Tio Ed, o apresentador Ed Carlos. Na Sociedade ele atou até 2010, quase vinte anos no ar, com um programa voltado para as donas de casa o Show da Manhã. Ele foi um dos maiores lideres de audiência de todos os tempos da emissora. Seu programa chegava a empatar com a audiência do Balanço Geral que é um programa jornalístico. Mantendo sempre equilíbrio na preferência de seus ouvintes. No Radio Ed Carlos apresentou: Radio novelas, noticiários, programas de variedades, programas humorísticos. jornalísticos, enfim, um dos mais versáteis comunicadores do Radio Baiano. Começou no rádio de Feira de Santana ao lado do seu inesquecível colega e amigo, Edmundo de Carvalho de saudosa memória. Ele é um dos grandes nomes de todos os tempos do Radio Brasileiro. Ed Carlos esteve trabalhando no Rio de Janeiro na década de 70, ainda quando era muito difícil chegar as emissoras do sul e sudeste do país. O famoso Tio Ed é natural da belíssima Feira de Santana, criou uma frase que marcou para sempre a família Baiana; “ É O SENHOR, A SENHORA, SABEM ONDE ESTÃO, COM QUEM ESTÃO, E O QUE É QUE ESTÃO FAZENDO OS SEUS FILHOS AGORA?” ELE DIZIA ISTO DESDE DO INCIO DOS ANOS 90, MAS PARECE QUE NÃO PRETARAM ATENÇÃO AS SUAS PROFÉTICAS PALAVRAS. Ed Carlos está aposentado do Rádio e aproveitando mais o convívio com a sua família. Mas ele faz muita falta em nosso Rádio....

Abro uma lacuna para falar também do cara..... Mas, ele nos deixou.

O radialista e jornalista Edmundo de Carvalho que eu gostava muito também , era Natural de Feira de Santana, era carinhosamente chamado de Papá, dedicou 50 anos de sua vida ao rádio. Na Rádio Sociedade há cerca de 25 anos ele esteve a frente de programas como o Grande Jornal A-4, Rádio Repórter A-4 e principalmente do policial humorístico Sociedade Contra o Crime, criando diversos personagens em formato de rádio-novela. Era redator, apresentador e ator. Também é de sua autoria a expressão, 'ti-ti-ti' e ainda hoje popular, 'caixão e vela'. Quando morreu em 24 de dezembro de 2010, ele estava com 67 anos e lutava há dois anos contra um câncer de garganta. Começou a sua vida radiofônica na cidade de Feira de Santana, mas sua categoria e versatilidade ficam conhecidas fora da Bahia. Em 1972 foi eleito o jornalista do ano como repórter da Rádio Nacional de Brasília. Atuou como correspondente da revista Placar nos anos 80 e da Voz da América, emissora de rádio com sede nos Estados Unidos, até meados dos anos 90. Integrou ainda as primeiras equipes de reportagem e produção do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), de onde se desligou como servidor público para retornar à Rádio Sociedade e TV Itapoan. Edmundo também trabalhou na emissora quando ela ainda fazia parte dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Foi responsável pelo departamento de esportes e cobriu diversas Copas do Mundo. Além disso, já foi assessor parlamentar em Brasília. Edmundo deixou dois filhos, ambos radialistas e uma filha. Edmundo Filho o mais conhecido foi repórter da Radio Sociedade e TV Itapoan, além de diretor do Sindicato dos Radialistas.

Abro outra lacuna para a melhor voz da Radio Sociedade e do Brasil um dos locutores do Rádio Baiano de maior credibilidade e longevidade em termos de audiência de todos os tempos. Oton Carlos. Que é um dos profissionais mais conhecidos e respeitados do estado, começou a trabalhar como radialista ainda muito jovem no município de Feira de Santana. Se não me engano este versátil comunicador, apresentador, locutor comercial, produtor e considerado até os dias atuais, como um dos mais fantásticos locutores de chamadas de todo os tempos, é natural de Serrinha aqui na Bahia. Me lembro dele, ainda no finalzinho dos anos 70, quando apresentada o Paredão Sony/ Excelsior. A abertura do programa era mais ou menos assim; “ A Sony Discos e Tapes apresenta....O Grande Paredão Excelsior”. Com sua voz inconfundível e estilo refinado, lá estava ele, passando toda a emoção que o programa precisava, e ficou nos anais da historia do desmemoriado Radio Baiano para todo o sempre. Depois, chegava os anos 80, fomos colega de Radio Sociedade e Radio Itapoan. Ele na Radio Itapoan, fez um extraordinário Sucesso, com uma equipe de locutores fantásticos, que tinha a frente o garoto na época Ricardo Henrique filho de Alfredo Raimundo que na mesma época revolucionava a Radio Sociedade da Bahia. A equipe? Ricardo Henrique Manolo, Carlos Jr, Oton Carlos, Williams Basto..e depois, tantas outras feras que escreveram seu nome através das ondas do Radio. No inicio do anos 90, o nosso Oton continuava fazendo eco com a equipe da Itapoan FM e Rádio Sociedade. A sua voz virava uma marca incomfundivel... Após uma cirurgia não bem sucedida, Oton Carlos perdeu a visão aos 32 anos de idade, ele tentava corrigir um problema serio de visão, que o acompanhava desde de criança. Recebeu o apoio da direção da emissora da época, fez um tratamento, mas não foi feliz.

Bem, está é parte triste. Mas o grande Oton se superava. Mesmo sem a visão, ele aguçou outros sentidos e deu volta por cima, abandonado por alguns, mas querido e respeitando pela grande maioria, em especial seus fãs. Graças ao seu talento indiscutível, tornava-se na Radio Sociedade, um dos mais extraordinários locutores de chamadas do país. Com um gravador analógico e as facilidades do computador, ele inova com suas gravações digitais, no inicio de 2000 e, mostrava que nenhuma limitação física era páreo para seu grande talento e inventividade. Gravava, produzia e ainda “orientava” os operadores, quanto ao gráfico da gravação digital, nos passava a impressão, que enxergava. Eu achava aquilo incrível.de programação. E tudo sobre gravação de programas, comerciais e chamadas, era através dos códigos registrados no computador, só funcionava graças a astucia e talento do mestre Oton. Com era fantástico ver o Otinho, era assim que chamávamos e continua sendo chamado até hoje pelos colegas de trabalhando na Radio Sociedade, era um exemplo de superação para todos nós. Como todo o gênio ele é temperamental. Mas quando voce chega para ele, e pede um conselho profissional, uma orientação o cara se derrete todo, como um bom mestre passa tudo de forma, simples e muito inteligente. Oton Carlosé hoje um dos mais extraordinários radialistas deste país. Hoje continua brilhando na Radio Sociedade da Bahia, como locutor de Chamadas e apresentador de programas. Este cara eu tiro Chapéu..

A Rádio Sociedade é uma emissora de rádio brasileira sediada em Salvador, capital do estado da Bahia. Opera no dial AM, na frequência 740 kHz, e no dial FM, na frequência 95.9 MHz. A emissora foi fundada em 1924, como propriedade dos empresários Agenor Augusto de Miranda, Cesário de Andrade e Arquimedes Gonçalves, mas também já passou pelas mãos dos Diários Associados de Assis Chateaubriand e do Sistema Nordeste de Comunicação de Luiz Pedro Irújo. Atualmente faz parte da Central Record de Comunicação, responsável pela Rede Record, de propriedade do empresário e dono da Igreja Universal, Edir Macedo.1 Seus estúdios estão localizados no bairro da Federação, onde também ficam seus transmissores para FM. Os seus transmissores para AM estão na cidade de Itaparica, na Ilha de Itaparica.

O dia 24 de março de 1924 passou para a história como início de atividades da Rádio Sociedade da Bahia, embora não haja nenhum registro sobre irradiações realizadas naquele dia. Porém, testemunhos orais e as comemorações de aniversário realizadas desde a década de 1930 oficializaram a data. O certo é que em 10 de abril de 1924, através do posto receptor instalado na residência do Dr. Cesário de Andrade foram ouvidas, inicialmente, irradiações dos Estados Unidos e mais tarde os acordes da Banda da Real Nave-Ítalia, através de um link providenciado pelo engenheiro Elba Dias. São as primeiras irradiações das quais existem registros concretos. A inauguração oficial da rádio, esta efetivamente, ocorreu em solenidade pública realizada no dia 27 de abril de 1924, com registro fotográfico publicado na revista Renascença. A cerimônia que contou com a presença do Governador do Estado e foi realizada na sede do Palacete Mercury (Rua Chile) de propriedade do imigrante italiano Giovanno Mercury, bisavô da cantora Daniela Mercury e proprietário da Chapelaria Mercury, instalada no térreo do edifício. Instalações cedidas pelo imigrante por alguns meses. A Rádio transferia-se do Instituto Politécnico onde funcionava provisoriamente para a Rua Chile, também provisoriamente, A rádio deixa de ser uma sociedade e passa a ser adquirida pelo empresário Armando Correia da Rocha, não se sabe ao certo como se deu a transferência de ações e em que circunstâncias isso ocorreu. O certo é que o novo proprietário obtêm os favores do Governo revolucionário representando pelo interventor Juracy Magalhães e em 1932 se transfere em definitivo para o Passeio Público onde, conforme registramos, realizava eventos públicos desde 1928. A nova direção estabelece novos rumos, priorizando uma programação comercial, voltada para o entretenimento, com ênfase na música popular, sem abrir mão totalmente do erudito.

E nessa década de 30 a Radio Sociedade monta o seu departamento de Radio-Teatro e também o núcleo inicial do jornalismo, voltado quase que exclusivamente para esportes, em função da censura vigente e medidas restritivas aos meios de comunicação adotadas pelo Governo Vargas. Iniciava a transmissão dos jogos realizados no Campo da Graça com Roberto Machado Freitas e logo em seguida Ubaldo Cãncio de Carvalho, então, considerado pela imprensa escrita o melhor locutor esportivo do Norte e Nordeste, naquele tempo. As transmissões eram realizadas através de uma linha telefônica, com grande comprometimento do sinal; o locutor não dispunha de cabine, ficava no campo sempre atento ao emaranhado de fios que poderiam interromper a sua transmissão.

É nessa década de 30 que a Rádio Sociedade passa a dispor de recursos extras de publicidade na sua receita, favorecida pelo Decreto-Lei 21.111 de 1932 que liberava e legitimava o espaço comercial para o veículo.

24 de março de 1924: Fundação da Rádio Sociedade da Bahia. Os seus fundadores, três empresários baianos, instalaram a emissora com um pequeno transmissor de 5 KW, com estúdio implantado no primeiro andar de um prédio situado na Avenida Sete de Setembro. No andar térreo do prédio, funcionava a loja "Ferro de Engomar"', onde hoje, funciona uma agência do Banco do Brasil.

1930: Depois de implantada, com os seus transmissores instalados no bairro da Federação, a Rádio Sociedade da Bahia S/A cresceu, sendo adquirida por outro grupo de empresários baianos, liderado por Altamirando Requião, ex-deputado estadual e federal, e Walfrides Ferreira, comerciante.

1932: Projetando-se no cenário baiano, transfere seus estúdios provisoriamente, no bairro da Federação, em terreno próprio. Mantendo no ar, uma programação eclética, com músicas e informações jornalísticas, inclusive esportes. Não tinha concorrentes. Só depois, em 1940, surgiu a Excelsior, sua primeira concorrente.

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Horário Programa Apresentador

01:00 Falando de Vida Programação Religiosa

02:00 Madrugada com Deus Programação Religiosa

04:00 Vamos Acordar Waldo Silva

04:00 Vamos Acordar Waldo Silva

07:00 Saudade Não Tem Idade -Momentos Inesqueciveis Oton Carlos

07:00 Saudade Não Tem Idade -Momentos Inesqueciveis Oton Carlos

08:00 Show de Domingo Espedito Magrini

11:00 Revista Sociedade Waldo Silva

13:00 Esperando o Futebol Equipe de Esporte

15:00 Grande Jornada Esportiva Equipe de Esporte

22:00 Sílvio Mendes Programação Religiosa

23:00 Mensagem de Paz Programação Religiosa

Hoje

Locutores

Adelson Carvalho, Antonio Vieira, Armando Mariane, Bruno Reis, Carlos Mota, Diniz Oliveira, Espedito Magrini, Graça Lago, Jorge Araújo, Manoel Messias, João Kalil, José Eduardo (Bocão), Martinho Lélis, Nilton Nogueira, Oton Carlos, Raniere Alves, Renan Rocha, Rubinho Freitas, Silvio Mendes, Toni Carneiro, Jessica Senra, Toni Silva e Walldo Silva

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

Comentem

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 30/04/2017
Reeditado em 03/05/2017
Código do texto: T5985700
Classificação de conteúdo: seguro