FERIDAS VIVAS NA PAREDE DA MEMÓRIA

FERIDAS VIVAS NA PAREDE DA MEMÓRIA

"Quantas melodias / são (de) coisas que acontece(m) /

na Bahia..." (trecho dos folclóricos Mestres de Capoeira

"BIGODINHO" e "BOCA RICA", em belo CD de 2014.)

"Minha dor é perceber / que, apesar de termos feito tudo

o que fizemos, / nós ainda somos os mesmos e vivemos /

como nossos pais".

BELCHIOR (trecho lapidar de canção ímpar)

E terminamos abril tomando conhecimento do falecimento de BELCHIOR anteontem, ídolo meu desde 1972 ou 73, quando conheci "ALUCINAÇÃO", seu LP de estréia. Adiante ganhei, num concurso de frases da revista SOMTRÊS, seu disco "OBJETO DIRETO" desconhecido e profético, quase não tocado em Rádio alguma. Aliás, a voz de Belchior foi muito pouco ouvida mesmo quando no auge, tocou-se mais Vanusa ou Elis Regina,interpretando o gênio mal amado. Findou seus dias sem nenhum apoio oficial, sem Ministério algum a lhe dar suporte que baianos novos e antigos receberam...sem falar de Chico Buarque.

Belchior antecipou o "11 de Setembro" de 2001 em seu LP "branco" -- capa lisa, com decalques anexos, para serem colados pelo fã -- 20 ANOS antes dos trágicos fatos. "Nós vamos morar / no mais alto andar / daquele edifício que parece voar. / De lá veremos vindo / aviões zunindo, / bombas explodindo / e corpos soltos no ar". Belchior registrou como nenhum outro as angústias daquela geração "pós flower power" -- além das suas próprias em "Retrato 3 x 4" -- denunciando o preconceito contra nordestinos e o MARASMO eterno de um país dominado pela Política(gem). Fome, miséria, casebres só com mesa e cadeiras, mais nada e crianças subnutridas enterradas à beira das estradas.

Para você que AINDA VOTA, para você eleitor que vai às urnas tentando MUDAR... o que realmente mudou "de lá pra cá" (isso não lembra Dilma?!) além de sairmos de 2 Partidos para 34 ou 36 ? Do "lodaçal" de Brasília vem mais uma propaganda infame, agora declarando que VOTAR é só o início (?!) de sua responsabilidade enquanto CIDADÃO, pouco importa o que o têrmo signifique em terras tupiniquins. Você, dona de casa ou pai de família, além de TODAS as preocupações pessoais -- que não são poucas! -- ainda tem que FISCALIZAR prefeitos e vereadores, todos INCONFIÁVEIS, fica subentendido pelo texto oficial. Puta merda, se você NÃO CONFIA no candidato, então porque vota no "verme" ?! E se confia, por qual motivo irá "ficar de olho" no sujeito ?!

Na TV, de madrugada, professor num quadro negro prova que MILHARES (ou milhões) não mais se aposentarão -- pelas novas "Regras" -- e nos alerta sobre os tais "Direitos Adquiridos", agora pisoteados por deputados federais que nos "representam" na vil Brasília... mas "a Lei não retroage" ! O direito de ir e vir (numa rodovia paulista) foi "trucidado" por estudantes (?!) de Goiás, entre outros, nesse "feriadão" de 1º de Maio, quando um carro tentou furar o BLOQUEIO da avenida, como protesto, não importa de quê! Descontentes com o "abuso" os jovens passaram a quebrar o veículo. Temendo por sua vida o motorista decidiu forçar a passagem, para salvar o carro e a si mesmo. Agora está numa cela acusado de tentativa de homicídio (pela mesma Polícia que não o protegeu) e os VÂNDALOS juvenís são vistos como vítimas, por uma Justiça cada vez mais "inusitada", para dizer o mínimo.

Embora admitisse "que o Passado é uma roupa que não nos serve mais", Belchior lamentava o fato de vivermos " como nossos pais", bisavós, tataravós, etc. Nessa Política(lha) horrenda que subjuga a Nação desde os tempos de Dom João VI isso virou "tradição": os sobrenomes que povoaram nossos pesadelos, durante a Ditadura militar, com seu silêncio e submissão, são os mesmos hoje, nas ilhargas abastadas de filhos, netos, sobrinhos. Velhos e jovens "representantes" do povo, como o aquilino Cunha e seu "alter ego" Rodrigo Maia, de tão parecidos nos dão a sensação amarga de parentesco.

DIREITOS ADQUIRIDOS como o PIS e agora o FGTS são "confiscados" por uma CAIXA que devia estar a serviço do povo... até o momento nenhum órgão oficial que se diz DE DEFESA deste mesmo "cidadão" mexeu 1 palha para mudar a situação, nem mesmo 2 emails meus para a CASA CIVIL / DF mereceram resposta. Será que terei que recorrer à ONU, ao UNICEF ou OEA para ver meu direito -- de retirar o FGTS quando puder -- respeitado ? Por que se mexe com facilidade na aposentadoria de 20 MILHÕES, enquanto políticos (e servidores, e militares, e juízes, e...) em todos os níveis "se aposentam" com 8 ANOS "de coisa nenhuma" ?! Se o dinheiro que recebem VEM DO POVO, porque tem êles "regras" diferentes das dos que os elegeram ?!

"NATO" AZEVEDO (escritor,compositor e poeta) - 1º/maio 2017