OS DESSERVIÇOS DOS CORREIOS !

OS DESSERVIÇOS DOS CORREIOS !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Meu amigo ou minha amiga. Quando você pensar em adquirir qualquer produto numa loja online, comprar em sites de leilões ou mesmo trocar títulos com um colega colecionador, ou esperar um mísero cartão de débito/credito BRADESCO assim como a minha pessoa, invariavelmente temos que lidar com quem efetua as entregas: os Correios. Esta empresa, que já foi sinônimo de eficiência e confiabilidade, de alguns anos para cá 2015 entrou numa espiral de preços altos, serviços ruins, corrupção e incompetência, carteiros cavalares parecendo que foram paridos numa estrebaria, assim interferindo diretamente em nosso prazer de adquirir algo aguardado com tanta ansiedade.

Recomendo que vocês sejam prudentes como eu. Antes de xingar a loja ou banco (que é tão vítima quanto você), vamos entender nesta crônica-desabafo o que acontece com os Correios. Já falamos anteriormente a respeito dos problemas nos Correios. Desta vez, iremos mais fundo e apontaremos os pontos nevrálgicos desta estatal da qual sempre nos lembramos quando nossas encomendas chegam (ou não) em nossas casas.

Primeiro, um pouco de história. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), comumente denominada Correios, foi criada pelo Decreto-lei nº 509/69 para suceder o antigo Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) na execução do monopólio e desservicos postais em nosso país. Este monopólio é comum em outros países do mundo, com a justificativa de garantir a execução dos serviços postais mesmo em lugares onde não exista viabilidade financeira para a operação. Só que um monopólio sempre traz consigo uma enorme desvantagem: ausência de concorrentes. Se a empresa monopolista executa seu serviço de forma competente, isso não importa; mas quando a qualidade cai, o consumidor não tem pra onde escapar.

Por muito tempo, os Correios foram capazes de executar seus serviços de forma acima da média. O site Contas Abertas informa que, após a mudança do DCT para ECT, a missão dos Correios era trabalhar o máximo possível para entregar as correspondências no dia seguinte após a postagem e, ao mesmo tempo, manter uma estrutura enxuta e eficiente. A administração da empresa era tão bem afamada que o presidente da ECT de 1974 e 1984 foi nomeado, em 1985, para o cargo de diretor-geral da União Postal Universal (agência da ONU especializada em serviços postais). Infelizmente, todas essas glórias ficaram no passado.

Houve um aumento da demanda dos serviços postais por conta do crescimento populacional e do maior número de encomendas que surgiu por conta das compras online. Contudo, por causa da falta de investimento, a estrutura da empresa não acompanhou as novas exigências do mercado. A isto soma-se o aparelhamento político da empresa, a corrupção endêmica e chegamos ao quadro atual de atrasos e extravios.

Lembrem-se que os correios através de seus funcionários maledicentes e extressados, trabalham nas seguintes esferas segundo as minhas pesquisas:

- Extravios de qualquer mercadoria

- Avarias de pequeno ou grande porte em mercadorias

- Correspondencias atrasadíssimas principalmente contas (para ferrar você)

- Operação tartaruga

- Altos preços quando se vai enviar um simples CD

- Carteiros ousados e cìnicos que na maior cara de pau, risca a sua parede porque não sabe o Cep da sua rua

mas, como é que a conta da água e da luz chegam as nossas casas apesar de não serem entregues por esses carteiros mortos de preguiça?

Ainda no ano passado, li nos jornais e revistas que muitas correspondências em geral estavam atrasadas em nove estados da Federação inclusive aqui em Salvador prá variar. Uma encomenda que deveria demorar 3 dias para ser entregue levava 3 semanas, causando inúmeros transtornos para quem dependia da rapidez deste tipo de serviço. Mesmo após o anúncio de medidas emergenciais para a resolução dos atrasos, estes continuaram. Ainda em 2014, existiam 200 mil correspondências atrasadas em alguns lugares do país. Muitos clientes foram obrigados a se dirigir às agências para retirar as correspondências que deveriam ser entregues nas residências. Como consequência, o nível de estresse da população com os Correios chegou a um ponto perigoso; em alguns casos, carteiros sofreram agressões físicas. Só que o carteiro alega que não é culpado por tudo isso; ele também é uma vítima do sistema. Ora bolas, isso é uma excessão e não uma regra. Perigo está por toda parte.

Pior é eu que quando necessário, trabalho com quadros elétricos com mais de 380 volts e daí?

Será que esses carteiros chorões não querem trocar de lugar comigo por um dia? Eu topo.

Um carteiro tem, em teoria, uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Todavia, 9.000 funcionários se encontram em licença médica e 4.500 foram aposentados por invalidez neste ano, resultados do esforço que a profissão de carteiro impõe aos funcionários. Eles têm que caminhar até 15 quilômetros por dia, sob sol, chuva ou frio, carregando uma sacola que pesa em torno de 11 quilos. Tamanha provação tem um custo alto na saúde desses indivíduos. Se a força de trabalho tivesse crescido para acompanhar o aumento da demanda, funcionários novos substituiriam os licenciados, mantendo os números nivelados. Como isto não ocorreu, ou um funcionário trabalharia por dois ou três, ou tudo atrasaria. O que aconteceu?

E tem mais, quem tem memória boa que nem a minha, deve lembrar-se de que Em 2005, explodiu um escândalo envolvendo a ECT. O chefe do Departamento de Contratações dos Correios, Mauricio Marinho, foi filmado negociando propina para beneficiar um empresário que, supostamente, queria obter vantagens em uma licitação para os Correios. O vídeo ilustrava em detalhes um esquema profundo para angariar fundos para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que conseguira várias indicações para preencher cargos de direção na ECT pelo fato de comporem a base aliada do governo.

Neste caso, os diretores da ECT recebiam subornos de empresas interessadas em negociar com os Correios. Em troca, fraudavam licitações, faziam compras desnecessárias e praticavam superfaturamento de preços, dando vantagens aos corruptores. O dinheiro arrecadado, além de ir para os bolsos dos corruptos, servia para alimentar as campanhas políticas do PTB. Este esquema, chefiado pelo então deputado Roberto Jefferson, serviu de estopim para um escândalo ainda maior: o mensalão do governo federal.

Quero relembrar mais uma vez em se tratando de mercadorias que os primeiros maus tratos às encomendas obrigatóriamente passam pelos Correios. Os pacotes transportados têm sua integridade física ameaçada desde o momento em que deixam as mãos do remetente.

É de cortar o coração as fotos que eu já vi de mercadorias danificadas por funcionários desqualificados dos correios.

Infelizmente, isso é mais comum do que deveria. Existem diversos relatos de pacotes que chegam no mesmo estado acima (ou até em pior estado) e de encomendas jogadas por cima de muros ao invés de serem entregues nas mãos do destinatário. Fatos assim não têm explicação; só podem ser resultado de funcionários insatisfeitos-descompromissados que descontam suas frustrações e fracassos no amor nos pacotes que transportam. Quem não se lembra do famoso vídeo mostrando o carinho com que são tratadas as encomendas durante a triagem?

E o grande lançe é que não se trata de fatos isolados, porque ocorre em outros lugares do país. Pacotes que são atirados pra lá e pra cá correm um risco enorme de não chegarem em seu destino da mesma forma que saíram de seus locais de origem. Claro que acidentes acontecem, porém o que se vê é pura negligência. Pior é que o valor de reembolso que os Correios pagam no caso de encomendas danificadas é risível; o mesmo vale caso a mercadoria não chegue em seu destino como por exemplo o meu cartão Bradesco. Quero dizer, o banco diz que já enviou as parece que o carteiro comeu o cartão.

Por isso, sábiamente cancelei o mesmo e solicitei receber outro na minha agência aqui mesmi em Salvador no Comércio. Esse correio é realmente uma esculhambação.

então gente, ficam aí as minhas considerações finais. De fato, hoje, oS CORREIOS AVACALHADO, pode ser resumido nestas CINCO palavras na minha visão como: LENTIDÃO, INCOMPETÊNCIA, DESCASO, DEPREDAÇÃO e CORRUPÇÃO.

Meu nome é José Joaquim e graças a comodidade do fone fácil Bradesco, pensei que os Correios era coisa que prestasse, mas não é não recebi meu cartão que movimento minha conta salário, me gerou perdas de tempos e transtornos tendo que pedir para sair no meu horário de almoço para tentar resolver e tudo em vão.Entretanto o CORREIOS que é o responsável pela entrega, não recebi o cartão em casa, tendo eu que buscar informações junto ao fone fácil para encontrar meu pedido.

Fiz diversas reclamações sobre o problema, e só me dão desculpas absurdas e incoerentes, mas NÃO resolveram o problema.

Eu sou mais um dos usuários insatisfeito com péssimo serviço dos correios e lamentável, não entendo porque uma encomenda de 7 dias uteis leva 30 dias para ser e liberada e não é entregue.

Com a palavra a quem de direito dos Correios que possa explicar. Se existir !!

Mas, carteiros e funcionários mal educados e preguiçosos dos Correios, seus dias estão contados porque muitas empresas que vendem on line, já possuem a sua própria logística e já é uma empurrada com a barriga os desserviços de vocês.

Os e-mails e mensagens de voz com video, já estão populares. Isso significa que daqui à mais um tempo, muito de vocês estarão com outras atividades após o desemprego ok?

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmai.com

jjsound51@r7.com

Comente este texto



José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 03/05/2017
Código do texto: T5988422
Classificação de conteúdo: seguro