Um Sonho, Uma Paixão!

Desde pequena sentia em meu coração, enorme sensação de invalidez, ao ver analfabetos no país!

Aprendi a ler e escrever com 4 anos de idade, e meus sentimentos infantis se confundiam ao ver que pessoas mais velhas não compreendiam aquele perfeito embaralhar de letras, como eu.

Lembro-me desse meu primeiro contato com alguém que não dominava as palavras.

Foi em Minas Gerais, com uma tia materna. Pedi que ela lesse uma história para que eu adormecesse; ela ignorou meu pedido de leitura, contando-me uma história de sua autoria, meio improvisada, ouvi e dormi. Ao amanhecer, falei com minha mãe, explicando inocentemente o ocorrido da noite anterior, e ainda sugerindo-a que comprassemos livros para a tia, pois ela não tinha. Minha mãe me explicou sensatamente a verdade.

Chorei!

Hoje, sei que isso ainda é considerado "normal". Que apesar das tecnologias, muita gente não sabe ao menos segurar uma caneta. O anafalbetismo me entriste tanto quanto no passado.

Mas decidi fazer minha parte! Decidi ser professora!

Esta, foi uma decisão que fiz há um bom tempo, e como tudo na vida é complicado, tentaram apagar de mim o meu próprio sonho.

Um dia, fizeram a velha pergunta: "o que você quer ser quando crescer?". Disse com o maior orgulho, que quero fazer Letras para lecionar aos que necessitam. Risos disfarçados me rodearam:

- Você Mariana, tão inteligente, merecia um emprego melhor, não acha?

Não! Não achava! E dessa vez não chorei! Ergui a cabeça!

É o meu sonho, e sempre achei a profissão mais bela. Posso ganhar pouco (financeiramente falando, é claro), mas a cada aluno formado, a cada verbo corretamente empregado e a cada "nota 10" devidamente recompensado, minha alma resplandecerá!

O importanté é fazer sua parte, farei a minha e seguirei feliz... Feliz, para sempre!

Mariana Mancini
Enviado por Mariana Mancini em 08/08/2007
Código do texto: T598876