TENTANDO ENTENDER A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE MÃES E FILHAS

Entre mães e filhas por vezes

surgem certos conflitos que exigem

bom senso e discernimento de ambas as partes...

É algo tão antigo como a história...

Osculos e amplexos,

Marcial

TENTANDO ENTENDER A COMPLEXA RELAÇÃO ENTRE MÃES E FILHAS

Marcial Salaverry

É algo que foge à nossa compreensão, uma vez que, por mais que se tente, jamais será possivel explicar o porque dos desentendimentos que quase sempre ocorrem entre mães e filhas. Acontece que por vezes as mães se esquecem que já foram filhas, e estas ainda não sabem o que é ser mãe, e talvez seja esse o problema...

As mães se esquecem de todas as dificuldades de relacionamento que viveram, e por outro lado, as filhas sequer imaginam que ainda vão viver tudo isso, algo que só será percebido quando forem mães...

Precisa-se levar em conta que para as mães as filhas nunca crescem. Serão eternamente aquelas menininhas que sempre pediam para que a mamãe resolvesse seus problemas. E as filhas sempre já se consideram lidimas donas de seus narizes.

Quando crianças, as meninas sempre vêem as mães como suas "ídolas". Espelham-se nelas para tudo. E as mães acham que será por toda vida assim, e assim, as mães se acostumam a ser requisitadas para tudo. Qualquer dúvida, a mamãe esclarece. Para qualquer problema, consulta-se a mamãe, que tudo sabe, tudo resolve.

Só que a mamãe se esqueceu de passar a sua menininha "sob a asa do tacho", e ela, infelizmente cresce. Vira adolescente. E é aí que a porca torce o rabo, e começam os problemas.

Logicamente a ex-menininha começa a ter idéias próprias, começa a ter suas amizades, a conversar com pessoas com outras idéias, e começa a fugir da "proteção materna". E esta reluta sempre em acreditar que a menina não é mais uma menina. Está saindo de dentro do ovo, e não quer mais aceitar as idéias agora ditas "ultrapassadas", e que até pouco tempo atrás eram verdades absolutas. Claro que a mãe se recusa a aceitar essa mudança. Começam as primeiras crises domiciliares.

A situação pode se agravar com o aparecimento do pior inimigo das mães. Aquele monstro perigoso chamado "namorado" , que marca o limite de território.

A guerra está declarada. A ex-menina não quer mais aceitar a ingerência materna, que por sua vez não aceita o "narizinho empinado dessa fedelha" .

A situação não precisa chegar a esse ponto que, felizmente não é mais tão comum.

Basta que, ao notar que a menina está crescendo, a mãe comece a dialogar cada vez mais com ela. Ao invés de ser a "toda poderosa que tudo sabe e manda", ela deve começar a ser a amiga da filha. Aquela a quem a menina pode fazer confidências, que sempre está pronta para ouvi-la e trocar idéias e informações. Principalmente informações.

Isso se consegue através de diálogo, troca de idéias. É preciso conhecer bem o que começa a passar por aquela cabecinha, já não tão oca, pois há que se entender que ela tem necessidade de novas amizades, conhecer outras coisas, tantas são as informações que começa a colher, e por causa disso, só com a troca de idéias pode se evitar muitos problemas, e, transformando-se numa aliada da garota, passando a ser sua amiga, trocando confidências, poderá evitar muitos desentendimentos.

Então, a coisa não é tão feia assim. E se por acaso a situação estiver deteriorada, o melhor a fazer é procurar um diálogo. Nunca é tarde para que se inicie a trégua, e assim descobrir o ponto de desentendimento.

As coisas não se resolvem através de imposições, nem do famoso "eu sei o que é bom para você", algo sempre e sempre rejeitado, pois onde fica o livre arbítrio? Muita conversa, gente, ainda é um bom remédio.

Bem, não sou mãe e nem filha, mas fui um observador atento de muitos casos semelhantes ao que foi acima dito, e com resultados os mais diversos, e por causa da falta de um bom diálogo, muitas mamães foram precocemente promovidas a vovós...

Sem duvida alguma, os melhores resultados foram conseguidos com a palavrinha mágica: DIÁLOGO, que pode transformar possíveis litígios, em papos amigos.

Então, dialogando bastante, espero que todos possam fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 05/05/2017
Código do texto: T5990121
Classificação de conteúdo: seguro