CENTENÁRIO DO MILAGRE DE FÁTIMA

Em 13 de maio de 1917 ocorreu o que foi classificado como o acontecimento mais importante daquele século. É que em Portugal, mais precisamente na Cova da Iria, Fátima-distrito de Leiria, apareceu a Virgem Maria, a três pastorinhos (guardadores de ovelhas), de nomes Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta Marto, 10, 9, e 7 anos respetivamente. É de ressaltar que tais acontecimentos foram precedidos de três aparições do Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. .

Tal acontecimento é a todos os títulos extraordinário, pois Deus mais uma vez, através de sua Mãe Santíssima nos tfaz crer que não estamos sós nesta caminhada pelo planeta Terra. De resto, tudo é mistério.

As aparições de Nossa Senhora tem que ser vistos, sobretudo, aos olhos da fé ainda que, certos fenómenos como por exemplo o chamado milagre do sol ter sido presenciado por grande multidão, 50 a 70 mil pessoas. Chovera durante toda a aparição. Ao encerrar-se o colóquio de Lúcia com Nossa Senhora, no momento em que a Santíssima Virgem se elevava e que Lúcia gritava “Olhem para o sol”, as nuvens se entreabriram, deixando ver o sol como um imenso disco de prata. Brilhava com tal intensidade jamais vista, mas não cegava. Isto durou apenas um instante. A imensa bola começou a “bailar”. Qual gigantesca roda de fogo, o sol girava rapidamente. Parou por certo tempo, para recomeçar, em seguida, a girar sobre si mesmo, vertiginosamente. Depois seus bordos tornaram-se escarlates e deslizou no céu, como um redemoinho, espargindo chamas de fogo; essa luz refletia-se no solo, nas árvores, nos arbustos, nas próprias faces das pessoas e nas roupas tomando tonalidades brilhantes e diferentes cores. Animado três vezes de um movimento louco, o globo de fogo pareceu tremer, sacudir-se e precipitar-se em ziguezague sobre a multidão aterrorizada.

Durou tudo uns dez minutos. Finalmente o sol voltou em ziguezague para o ponto de onde tinha se precipitado, ficando novamente tranquilo e brilhante, com o mesmo fulgor de todos os dias.

O ciclo das aparições havia terminado.Era o mês de outubro de 1917.

Muitas pessoas notaram que suas roupas ensopadas pela chuva, tinham secado subitamente.

O milagre do sol foi observado também por numerosas testemunhas situadas fora do local das aparições, até 40 quilómetros de distância.

Um século é passado, mas a mensagem de Fátima continua tão atual como naqueles tempos conturbados de então. A crise moral no Ocidente não fez senão acentuar-se. A reforma da moralidade tão implícita nas recomendações da Virgem de Fátima foi a grande esquecida quer no Ocidente, como no Oriente.

A grande mensagem que Nossa Senhora nos quis transmitir é pela conversão e penitência.

Neste 13 de maio de 2017 o Papa Francisco também estará presente juntando-se ao 1.000.000 ( um milhão) de peregrinos naquele local sagrado para celebrar tão auspiciosa data e anunciar a santificação de Francisco e Jacinta. Esta será a mais jovem santa da igreja sem sofrer martírio. Serão quase um bilhão e trezentos milhões de católicos e, não só, que estarão com o pensamento em Fátima e grande número deles ligados pela televisão neste dia memorável.

Para encerrar, temos pena de não trazer ao conhecimento de muitos leitores, pela exiguidade de espaço, outros acontecimentos relacionados às aparições em Fátima. É de ressaltar que o milagre do sol é consequência de um pedido de Lúcia à Nossa Senhora para que fizesse um milagre para ser testemunhado por muitas pessoas. O qual aconteceu na última aparição pública, conforme sua promessa.

Eduardo de Almeida Farias
Enviado por Eduardo de Almeida Farias em 07/05/2017
Código do texto: T5992104
Classificação de conteúdo: seguro