BELCHIOR E JAMES DEAN

Sempre asseverei que os artistas não precisariam envelhecer, deveriam morrer todos ainda famosos. O passar do tempo mostra aquilo que, apesar de óbvio, preferiríamos não tomar conhecimento: A decadência e o abandono.

Todos tinham que morrer como James Dean, no topo do sucesso. Foi símbolo de rebeldia , ícone de uma geração , abalou corações inocentes, causando arrepio nas mocinhas dos anos 50. Foi ídolo. Imaginem se ele ainda estivesse vivo? Hoje como estaria? Velho, acabado, barrigudo. Esquecido.

Escrevo isto pensando no Belchior. Eu gostava dele e de suas músicas. Na verdade eu gostava bastante de suas músicas. No meu ponto de vista, foi um dos maiores cantores e compositores da MPB de todos os tempos.

Certa vez ele esteve aqui em Laguna, fez um show numa praça aqui no centro, numa terça-feira à noite. Chovia fino e fazia frio. Pouquíssimas pessoas foram assisti-lo. Não teve tumulto, tietagem, nenhum tipo de aparato policial para impedir que lhe importunassem. Subiu ao palco cantou seus grandes sucessos, muitos não o conheciam, outros passando pela rua não pararam para assistí-lo.

Após o show jantamos juntos, juntos no mesmo restaurante, entenda-se bem, ele numa mesa e eu em outra, bem próxima. Quando saí , pedi um autógrafo e dei-lhe um abraço. Disse-lhe que se minha vida fosse um filme, suas músicas seriam a trilha sonora. Ele deve ter rido muito, eu rio até hoje.

Abracei aquele senhor de seus sessenta e poucos anos, abatido pelo passar do tempo, mas ainda vi em minha frente o jovem rebelde, incompreendido em sua solidão, em seu som, em sua fúria, em sua pressa de viver que só aqueles que têm muito a dizer possuem.

Entendi a sua loucura, a vontade de seguir caminho errado e arriscar tudo de novo. Compreendi que tudo que ele cantou em sua vida foi sempre a mais pura verdade saindo de dentro de seu coração como navalhas cortando a carne de uma sociedade que não o entendia.

Hoje mudei de idéia, alguns artistas podem envelhecer sim. Outros, como Belchior, por mais velhos que morram, sempre deixarão aquele sentimento de que poderiam ter ficado um pouco mais.

Vai com Deus.