CUIDADO COM A MÍDIA !

Meus amigos, confesso a vocês que eu fico impressionado de onde vêm tanto medo e divulgação de medo!

Ora, se em cada abertura de jornal de grande circulação, tanto na TV ou impresso, as manchetes são carregadas de divulgação (e não informação) de violências (principalmente mortes).

Haja vista que essas violências são crescentes mas são contra jovens, negros, minorias e moradores de periferia.

A mídia tem essa ânsia de causar um medo e sensacionalismo geral sobre a violência que não atinge aqueles que propriamente consomem a informação diária da mídia.

O que queremos com os acessos a essas informações? Buscar a emancipação de um mundo, ou manter a estrutura da sociedade como o ponteiro de um relógio, tempo marcado “sem ser propriamente tempo, mas, sim, sua representação visível.”

Quero dizer o seguinte, a mídia principalmente a televisiva, procura nos manter sempre presos e atrelados às coisas que ela divulga ou seja; "quem conta um conto aumenta um ponto".

E assim vamos levando a vida, principalmente nessas grandes capitais onde a velha máxima sempre persiste; Cada um por si, e Deus por todos nós não é mesmo?

A violência, diante a velocidade em que se propaga a mídia e seus conteúdos simbólicos, assalta-nos ao mundo real, reiteradamente em sua sociedadem desigual; os dados e acontecimentos tornam-se imediatos aplicados coletivamente quando os dados analisados individualmente pressupõem ao contrário. O processo da ocorrência de violência em nossas vidas violentas é muito maior de que a divulgação ou propagação dos acontecimentos.

Devo ressaltar aqui para vocês que não se nega a violência crescente, mas começarmos a compreender quem sofre realmente a violência, qual é o papel que tem a mídia na divulgação desses acontecimentos, qual o impacto que esse tipo de divulgação sobre as vidas cotidianas que se enclausuram na rotina da vida diária.

Eu vejo violência, com a frequência que ligo a TV, quando vejo um jornal da bancade revista, quando vejo um motorista extressado pousado sôbre a faixa para pedestre ou estacionado numa vaga exclusiva para idosos ou deficientes físicos.

Tudo isso são violências do cotidiano.

Quero ressaltar aqui, que outrora dava gosto se morar em Salvador. Mas por quê esta afirmação Joaquim?

Simples, Salvador perdeu primeiramente a sua identidade musical e cultural.

A música daqui, fomenta a violência e uso de drogas e alcool.

E tem muitos caras que se auto-intilulam artistas, que estão cansados de trazerem suas vidas bandidas vividas sôbre os trios e palcos das periferias para a vida real dando trabalho a polícia e população.

Acho que eles estão trocando as bolas. Ou eu estou ficando biruta.

Então amigos, a mídia tem sido muito utilizada, seu papel social é manter a sociedade informada. Quando ocorre algo inusitado na música, na polícia ou no mundo do esporte, ela já exerce o seu papel de nos informar.

A internet é um meio de comunicação mais utilizado hoje em dia, que se populariza de uma forma avaçaladora, muitas pessoas hoje trabalham por meio da internet. Ela é responsável por uma das transformações sociais que o ser humano já presenciou.

Mas precisamos tomar cuidado com o que a mídia nos apresenta; A televisão atualmente tem sido o principal meio de comunicação de massa. A maioria das pessoas não estabelece limites e acabm deixando que ela tenha controle sobre sua vida, impondo normas e costumes.

Algumas pessoas se tornam tão fascinadas como que estão assistindo sem fazer um chekup na veracidade, ainda em meio a tanto facínio, se forem interrompidas são capazes de promover uma verdadeira "guerra". Por isso precisamos ter cuidados em relação à mídia.

Devemos buscar informações para não tornarmos pessoas alienadas, que vivem fora da realidade. Não confie em tudo que a mídia expõe.

Tendo uma visão crítica em relação ao que você está assistindo.

Aprender a administrar bem o nosso tempo, tendo uma vida disciplinada. Não deixando os meios de comunicação, prejudicar nossa reputação.

Mídias e Redes Sociais são homogêneas e precisamos lembrar de uma coisa que todo mundo já sabe: existe uma diferença muito grande entre falar e escrever. As pessoas falam para alguém que está próximo e com o qual tem algum tipo de vínculo de

amizade ou conhecimento. Neste caso até palavras mal colocadas são bem entendidas pelo seu interlocutor que, como disse, já te conhece e sabe como você é. Além disso, as palavras faladas irão se perder literalmente pelo vento.

Mas quando escrevemos tudo muda de figura. Primeiro porque estamos registrando alguma coisa que pode nunca mais sair dos inúmeros locais da internet, sites, redes sociais e arquivos de perfis. Mesmo depois que você apagar. Em segundo lugar é bom lembrar que a maioria das pessoas não consegue escrever e falar de forma igual. Muitas escrevem melhor do que falam e outras falam melhor do que escrevem. Sem contar que no momento em que a pessoa lê o seu Post, provavelmente você não estará lá para tirar alguma dúvida de interpretação ou desfazer alguma 'pitada' de maldade ou piadinha feita para desmerecer o conteúdo que acabou de escrever.

Uma dica, cuidado com a mídia. Nem tudo divulgado é de inteira veracidade e tem gente que ganha muito dinheiro com sensacionalismo.

Quanto mais sangue, quanto mais catástrofes eles se agradam dessas situações.

Por horas é só !!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsoudn51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 09/05/2017
Código do texto: T5994123
Classificação de conteúdo: seguro