PALAVRAS CRUZADAS

Sou praticante do jogo lúdico denominado: “Palavras Cruzadas”. É através dele que, metaforicamente, descreverei a forma como lido com desafios, não só na minha prática profissional. Assim o faço também na minha vida cotidiana.

Ao deparar-me com um desafio a mim imposto pelas vicissitudes da vida, inicialmente tenho um sentimento de que aquilo é algo difícil de resolver, assim como quando vejo os quadros entrecruzados e as frases que sugerem as palavras desconhecidas a serem decifradas e postas nos quadrados vazios do tabuleiro.

Considerando a dificuldade da tarefa a resolver, busco indicações para furar aquele bloqueio mental e desânimo. Uma sigla..., uma palavra que caiba ali com o mesmo número de letras.... Preencho lacunas de forma provisória..., procuro os enigmas cujas respostas deverão estar no plural e coloco o “S” no final dos quadrinhos destinados a elas.... Quando sinto que não consigo preencher mais nenhum quadrado consulto as palavras de ajuda que sempre veem abaixo transcritas. As letras agora cruzadas me darão novas dicas com letras que me sugerem palavras que, pouco a pouco, aparecem e se encadeiam de forma lógica, formando finalmente o meu tabuleiro final preenchido, quase sempre com todas as palavras que são idênticas a resposta que vem de ponta – cabeça, abaixo do quadro.

As palavras que não consegui decifrar, não as deixo “em branco”, durante a comparação com a solução preencho os quadrados vazios e procuro aprender mais com aquelas respostas e as incorporo ao meu “cardápio” de conhecimentos sobre enigmas cruzados.

Os desafios reais trato - os de forma semelhante. Procuro sempre dar um tempo para amadurecer o problema que me parece inicialmente difícil. Refletindo, procuro achar algum pormenor que me possa remeter a outros casos que já vivenciei. Quando não sinto segurança de que posso resolvê-lo, busco soluções literárias ou compartilho com um companheiro de trabalho, com um amigo e geralmente com minha esposa. Ao cabo das conversas sempre aparece uma solução que me agrada e assim procedo.

Após a tomada de decisão sempre acompanho sua aplicabilidade, observando o procedimento e suas consequências. Se não obtiver o resultado esperado, não reluto em reavaliá-la e, com colaboração de outras pessoas, corrigi-la ou revogá-la.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. (José de Alencar).

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 09/05/2017
Reeditado em 09/05/2017
Código do texto: T5994352
Classificação de conteúdo: seguro