DIA DA COZINHEIRA OU COZINHEIRO

Hoje se comemora no Brasil o dia em que são homenageados aqueles, profissionais ou não, mulheres e homens, os quais fizeram da arte de preparar os alimentos com muito amor e carinho, dando o melhor de si no tempero e na criação de pratos que chegam, como se diz, a dar água na boca!...

Aqui em Belô existe um restaurante famoso, o “Dona Preta” (comida caseira), sito à Rua Joaquim Francisco da Silveira, 745, no Bairro Ipiranga (fones 3426-1018, 3426-5797 e 99148-7589), dirigido pela veterana senhora Maria Raimunda Campolina Barbosa (a “Dona Preta”) e seus filhos, entre eles a Cássia, o Claudio, Marcos, Geraldo, Julio e Luiz Carlos, todos eles empenhados na arte de cozinhar e bem servir aos seus fieis clientes.

Dona Preta, do alto dos seus quase 82 anos, é um exemplo de dedicação a esse mistér, preparando diariamente os pratos servidos no seu restaurante, entre eles as carnes, os peixes, as saladas, as massas, os molhos e sabores da sua acolhedora casa de pasto.

Ela diz sempre que o seu segredo é gostar do que faz – e cozinhar , desde menina é do que ela gosta mais.

Sempre que posso eu vou lá com a Dona Mari, minha loura dos olhos verdes, para saborear a deliciosa “Piramutaba”, um peixe que conheci lá no Belém do Pará, um regalo entre os outros itens do seu extenso cardápio. O local é super agradável , possuindo um pequeno lago onde carpas nadam mansamente, sob a sombra de frondosa mangueira.

Além dos sucos e bebidas, em geral, a refeição é acompanhada de uma deliciosa cachacinha mineira ou cerveja super gelada, vinhos, etc, conforme o gosto do freguês. Como sobremesa, doces e frutas diversas atendem aos mais distintos paladares..

À estimada Dona Preta, pois, as minhas homenagens pelo “Dia da Cozinheira”, augurando-lhe votos de muita saúde, paz e alegria, ao lado da sua grande família. Que o bom Deus a abençôe hoje, agora e sempre!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 10/05/17

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 10/05/2017
Reeditado em 10/05/2017
Código do texto: T5995222
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.