Três Minutinhos


Minha neta Helô é bastante curiosa. Quando ela viu aquela ampulheta foi logo perguntando, "O que é isto aqui, Vó?" Expliquei que era uma  ampulheta  e  que é  usada  para  medir  o  tempo.

                              images?q=tbn:ANd9GcRaS6zQBBP04ES6Iyl6_HGm3GmXQtKMo8iF3o-NVSl7l72EiwyVwg

Ela olhou, olhou ... Hummmm ...  Vi aquele ponto de interrogação estampado no seu rosto, por isso  resolvi explicar um pouquinho  mais.
"Antigamente usavam a ampulheta para medir o tempo e ... "
Aí sim. A dúvida cruel  desapareceu do seu rosto e a Helô veio logo com essa:
"É pouca areia, né Vó? O tempo passa  voando nessa  .... nessa coisa."
"Essa coisa se chama ampulheta, Heloísa. Essa daqui mede o tempo em três minutos. Lembra da ampulheta da Bruxa do Oeste no 'Mágico de Oz'?  Era bem maior. Acho  que  media  uma  hora."
"Não lembro não, Vó. A gente precisa assistir 'O Mágico de Oz' de novo, não acha?"
"Precisamos assistir novamente sim. (Se nõ bastasse ter assistido cinco vezes já!) Mas me diga, acha mesmo que o tempo voa nessa ampulheta, Dona Heloísa?"
"Sim. Acho sim, Dona Joana." E ela deu a sua risada mais gostosa que amo muito, muito, muito ...
"Então Dona Heloísa, vou lhe desafiar. Conte uma história em três minutinhos. Topa?"
A Helô é do tipo que adora um desafio.


                                   

"Claro que topo, Dona Joana! Qual é o prêmio?"  
"Se você ganhar, a gente faz cookies de queijo para o nosso café da tarde. Fechado?!"  É óbvio que ela topou.
Registrei esse desafio em vídeo e postei no Facebook uns dois anos atrás e no último sábado, uma aluna minha, Ana Paula, comentou que visualizou o vídeo e achou uma graça a Helô contando sua história e ao mesmo tempo  administrando  aqueles três minutos com  os olhinhos.  "Achei hilário a cara dela de  afobada, Teacher, quando terminou a história e viu que ainda restava  areia  foi  logo improvisando sem perder o rebolado. Se safou direitinho essa sua neta!"   
A Ana Paula também comentou que aqueles três minutinhos lhe fizeram recordar um certo dia  no Terceiro Ano  do Ensino Médio (antigo Colegial), quando  imploraram  ao Professor Jesus (hoje, PHD  em Química)  para soltar a turma  dez minutos mais cedo, mas  o Professor respondeu que nem se fossem cinco minutos, nem mesmo em três minutos soltaria a turma mais cedo porque três minutos é muito tempo, tempo demais.  Os alunos riram  e retrucaram o Professor: "Tá bom Professor. Hahaha! O que dá pra fazer em três minutos?" O Professor  fez cara de sério e respondeu: "Em três minutos dá pra fazer um filho."
A turma toda se calou e nunca mais se ouviu em dispensar mais cedo.
Três minutinhos. Apenas três minutinhos?
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 11/05/2017
Reeditado em 11/05/2017
Código do texto: T5995905
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.