RESPEITANDOA IMAGEM ALHEIA NA INTERNET !

RESPEITEM A IMAGEM ALHEIA !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

O que muitas pessoas ao criar uma página na internet ou um grupo pífio nas suas redes sociais de gente ociosa ou na corda bamba perto de perder o seu emprego ou levando chifre do seu conjuge ou também aquela pergunta: " E o senhor e a senhora sabem aonde estão e o que estão fazendo seus filhos e filhas adolescentes agora às 21 horas?"

Duvido que saibam e ainda por ignorância ou cegueira virtual, acha que toda idéia infeliz que se das suas cabeças vazias é permitido. Existem regras e leis, criadas justamente para proteger o mundo da internet.

Muitos por ai, criam uma página ou fazem parte de um grupo ou gangue virtual escondidos atrás de um teclado e de um monitor, e começam a postar tudo que tem vontade, uma porrada de coisas ilícitas sem se preocupar com as consequências de seus atos. E na maioria das vezes usam da baixaria e apelação para terem acessos, difamam e denigrem, adulteram a imagem de alguém, na tentativa desespera de ser visto e ganhar seguidores.

Agora, já a foto dêle ou dela, se achando bonitão ou bonitona, de óculos escuros geralmente para esconder a cara de maneira voluntária ou dolosa.

Gente que mal sabe ler ou escrever, mete em grupos para receber e enviar baixarias.

Alguns chegam ao ponto de cometerem verdadeiros crimes de verdade, como usar a foto de alguém e fazer uma montagem, expondo a pessoa ao ridículo e ainda por cima, afirmar sem ter se quer uma única prova.

Essa é a diferença entre um profissional e um amador que se respeita. Os profissionais são aqueles que antes de criarem uma página na web, estudam e aprendem leis, pedem permissão Às pessoas se realmente podem utilizar as suas imagens para fins divulgativos ou outros benefícios, ladeado com os códigos e normas de éticas, para sempre poderem criar conteúdos de boa qualidade e sem ofender e prejudicar ninguém. Proporcionado assim uma página com credibilidade e com contudo de qualidade.

Já os amadores, aqueles analfabetos vistuais, são aqueles que falam sem pensar, são problemáticos, sozinhos, não pegam ninguém, não respeitam, nem quem os pariu e ainda por cima possui um conteúdo distorcido, sem nexo, onde não existe ética nem moral e ainda por cima tentam a todo custo, derrubar de forma covarde, outros profissionais.

Essas pessoas que gostam de expor outras pessoas ao ridículo, certamente não se olham no espelho ou não o possui em casa.

Como por exemplo, um babaca otário sobrinho de minha mulher postou uma foto minha no tal grupo deles por lá. Ele aproveitou num momento em que eu torçi a boca creio eu num momento em que sentido o impacto das areias quentes lá em Jauá, aí o donzelo gordo e desengonçado acha de tirar uma foto minha e enviar para o grupo de acéfalos.

Um cabra com mais de 35 anos ninguém nunca viu com mulher e ainda acha que mulher fede, por isso não gosta. É mole ?

Autocritique-se antes por favor antes de gozar com os outros caramba.

Abaixo eu deixo com todo prazer alguns modelos de auto crítica:

-Puxa! já passei dos 30 e não tenho uma mulher ou homem ( de acordo a opção sexual)

-Das poucas namoradas que arrumei, fui muito agressivo verbalmente com elas

-Eu estou ficando careca, não sou tão gatinho assim

-Nossa! minhas varízes estão maiores e minhas celulites também

-Sou gozador, mas minha família só me vê pelas costas por quê?

-Não consigo um bom emprego

-Como eu sou guloso (a) e mau educado (a) na casa dos outros não posso ver comida

-Me acho chato converso demais

-Estou muito gordo (a)

Pronto; Então se as pessoas visitassem o espelho com mais frequência, muitas indisposições dessa natureza poderiam ser evitadas. Aliás o espelho reflete mas não fala. Entretanto, o imbecil fala sem refletir.

Mas é para isso que existe leis e normas que protegem as pessoas vítimas de calunia e difamação na internet. O uso indevido de imagem alheia é crime. Essa é a lei Civil – Direito de imagem – Reprodução indevida – Lei nº 5.988/73 (art. 49, I, f) – Código Civil (art. 159).

Tem muito amador e otário, que corre risco seríssimo de ir parar na cadeia, ou levar uma baita de uma surra por parte da vitima, e o pior podendo perder até a vida.

Cuidado com pessoas, pessoas são volúveis, pessoas são traiçoeiras, até no atender de um telefone, seja de onde for eu por exemplo se tiver de engolir sapos eu engulo porque eu não dei quem está do outro lado da linha. E se for um tiranossauro? E agora que fazer? Muito cuidado expor fotografias de alguém e fazer montagens ridículas e ainda mais se for de alguém que não participa de nenhuma patifaria de facebosta e nem de Watsapps. Se você teve sua foto exposta e ela foi exposta de forma adulterada e com montagens, procure o advogado mais próximo de você. Isso é um direito seu e as leis brasileiras estarão ao seu favor.

Recentemente, em Iporá, uma jovem teve suas fotos expostas indevidamente nas redes sociais e gerou indignação em grande parte dos internautas e na população, pela violação de seu direito de imagem. E por isso que existe certa desinformação sobre este assunto, tratar deste importante direito que ao lado do direito a vida, a liberdade e o direito de imagem são protegidos pela nossa Constituição Federal.

Então amadores de plantão saibam que sobre o direito de imagem, a Constituição prevê que é crime e o código civil afirma que cabe indenização a exposição indevida, ou seja, sem autorização da pessoa. Para isto não necessita a imagem violar a intimidade ou honra da pessoa, bastando que seja publicada sem autorização. Ademais, a indenização que comumente varia entre R$ 5.000,00 e R$ 30.000,00 (isto não é a regra) não depende como afirma a Súmula do STJ, em averiguar se houve ou não danos ou prejuízos materiais ou imateriais à vítima. Enfim, a própria exposição da imagem gera o direito a indenização. A indenização seria o único meio, pois depois de publicada não caberia outra medida, pois a imagem depois de publicada permanece por muito tempo na mente da pessoa.

Ou na pior das hipóteses, a vítima pode ir ou mandar alguém atrás de você, algum motoqueiro que só anda limpo mesmo e topa qualquer serviço sujo não importa aonde.

E também as passagens de aviões estão bem baratinhas em relação aos ônibus e se você seja ele ou ela, já é contumaz em praticar esse delito, sua família vai ter que esperar sentada uma investigação policial.

Ou quem sabe um milagre?

É como vovó já dizia: "Quem com muitas pedras bole, ou mais cedo ou mais tarde uma lhe cai na cabeça".

COMENTEM E COMPARTILHEM ESTA CRÔNICA POR FAVOR AMIGOS

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

jjsound@latinmail.com

Comente este texto



 

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 11/05/2017
Reeditado em 19/05/2017
Código do texto: T5996071
Classificação de conteúdo: seguro