HUMILDE E HUMILHADO

Ontem. Chegara o humilde para ser humilhado, diante de uma plateia sem humanismo. Vi e me entristeci com o fato.

O pobre coitado estava a pedir dinheiro em uma forma gentil e simples.

Analfabeto ou não, ele deveria ser respeitado, pelos os tais que estavam na sala, os mesmos que dizem serem no futuro, bons profissionais da educação.

“Bons professores”, coitados dos pais que colocarem os seus filhos nas mãos desses tais profissionais da língua.

Eles passaram a ser mais ignorantes, do que o pobre rapaz, sem estudo, sem oportunidade e sem respeito pelo fato de ser pobre.

Agora vejo que o homem sem estudo, ou não, não vale uma migalha de pão.

No momento vejo alguns darem dinheiro a esse pobre humilde, mas de maneira humilhante com piadas e risos a ser o vilão neste caso, humilhando o rapaz, diante de todos, devido sua falta de instrução.

A cena fica, diante dos cafajestes e dos poucos de gratidão e assim se vai o humilde e humilhado.

17-03-00

*Crônica publicada no livro Crônicas do Silêncio de 2016 pela Ed. Costelas Felinas.

Rodrigo Poeta
Enviado por Rodrigo Poeta em 14/05/2017
Código do texto: T5999146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.