Mensagens que edificam - 293

"Aprendizado"

Se a vida não é aparentemente o que nós gostaríamos que fosse, é preciso ser suficientemente sensível para entender o que esta nossa vida tem para nos oferecer. É sabido que se nem tudo corre como sempre queremos, é preciso fazer destes incômodos momentos, instantes que nos tragam pelo menos um aprendizado. Aprender é um processo constante e só termina quando fechamos os olhos de vez. Aprender é preciso que ser amigo é conviver com este a harmonia de pensar de acordo, ou discordar veementemente porque esta pode ser a forma de que queremos o melhor para quem caminha ao nosso lado. Dizer amém para tudo que nos sobrevem, pode ser confortável ou um risco com consequências irreparáveis. Lembrando que esta nossa vigilância tem que ser constante e extensiva à todos que nos cercam e queremos bem. Manifestações de amor e carinho såo sobremaneira importantes, mas por vezes o verdadeiro amor pode se dar através de uma advertência. Frases como: "não faça isso; cuidado; atenção; isto não é pra você; abra os olhos; pare", podem não soar muito bem, mas na realidade podem ser a maior demonstração de consideração. Sem dúvidas não podemos jamais esquecermos da importância de caninhar ao lado, dar as mãos, olhar nos olhos, fazer um carinho, um afetivo beijo e um caloroso abraço, mas quando necessário for, se puder me compreender... Um amigável e sincero "esculacho". Na questão pedagógica, este convívio, agregado ao compromisso de ensinar, instruir, educar, se agrava, uma vez que os personagens em questão, educador e educando, não desfrutam de laços de afetividade tão estreitos como os expressos em relacionamentos amorosos, familiares ou de simples amizade, mas não há como fugir da obrigação de dizer duras verdades ou ouvir o nem sempre esperado. No contexto do aprendizado, mestres e discípulos se harmonizam no desvencilhável dever de se fazer entender e entendido, por uma nobre causa, a construção de situação onde se evidencia rosas e espinhos no mesmo contexto aferindo a exatidão exigida pelo texto. Que lição se tira da própria vida? O professor ensina, o aluno ouve e se quer crescer, assimila e em cada aula reconhece o valor de quem assina. Para quem ambiciona o sucesso esta é a sina.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 16/05/2017
Reeditado em 16/05/2017
Código do texto: T6000634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.