O NEGRO DO BRASIL !

O NEGRO DO BRASIL !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

A questão do negro no Brasil sempre foi discutida mas sempre tratada como segundo ou terceiro plano pelas autoridades.

Haja vista em que a libertação do negro segundo documentações e o célebre registro na história do Brasil se deu exatamente a pouco mais de 125 anos quero dizer, desde 13 de maio de 1888.

Segundo a história, tudo se deu graças a Princesa Isabel criando e arbitrando a conhecida lei áurea.

Mas antes da lei áurea, houve mais duas leis criadas que eram conhecidas como a lei do sexagenário que isentava da escravidão o negro ou negra quando atingisse faixa dos 60 anos e houve a lei do ventre livre que obrigatóriamente isentava os negros da escravidão a partir do seu nascimento.

Até aí, tudo tudo bem mas na prática, o negro vem passando até os dias de hoje apertos, discriminações e preconceitos homéricos inaceitáveis mas criados e arbitrados pela própria sociedade. Essa atual sociedade que não tem muita coisa boa para oferecer às pessoas, principalmente aos mais necessitados a não ser críticas, achismos e violências, preconceitos e frigideiras.

Outra coadjuvante forte, é violência de todas as espécies ou holocaustos promovidos notóriamente por marginais em todos os aspectos falados e imagináveis, por seguranças de shoppings que pensam que são policiais ou por policiais despreparados, nervosos, aposentados, problemáticos ou em conjunção com a classe acima citada.

Outra violência à raça negra são as famigeradas "COTAS" Sou totalmente contra a cota para negros, pra mim isso apenas aumenta o racismo, eu sou negro e não acho que sou incapaz de conseguir uma bolsa em uma faculdade só por ter mais melanina que pessoas brancas, nós não podemos esquecer o passado pois ele é muito importante, mais também não podemos usar dele para criar formas de preconceito dentro lei.

Gente, o que os nossos tataravós passaram foi no século passado estamos no século XXI.

O negro sempre é o maior prejudicado nessa história porque tudo isso é em decorrência desta abolição ou da lei áurea de 125 anos atrás. Cuja a mesma eu a comparo com a justiça libertando um presidiário que cumpriu a sua pena com êxito durante alguns anos, e lançando-o para fora do presídio para uma possível reintegração na sociedade. Mas a coisa não é tão fácil assim e sabemos haverão muitas montanhas e que não serão fáceis de remove-las assim a tão curto prazo. Seria uma utopia não é?

Simplesmente porque o preso não foi preparado e nem fôra adequado para estar em um convívio social. O mesmo aconteceu com o negro naquela época; De posse da liberdade, mas sem o principal que era o teto para morar e abrigar a sua família, sem educação, sem trabalho remunerado para o manter sustentado até quem sabe o fim da sua vida, sofreram muito e muitos sofrem até os dias de hoje.

Sem comida sem auto-estima e aí digam qual será o final desses agora cidadãos neste século?

Vão viver em algum sub mundo , becos e guetos escuros com certeza através de convites; Ou das drogas ou dos assaltos e sequestros para suprirem suas necessidades sabem por quê? Porque para o se viver abaixo das leis, aparece sempre alguém ruinoso para a sociedade, doido para levar mais um para o time dele.

Logo, surgem as primeiras atitudes negativas: Convidam o fraco de cabeça carente de tudo para ser um avião, uma mula, um pequeno traficante etc.

Se não tem lugar aonde morar, não tem problema o aliciador dá um jeitinho num instante; O cara vai com ele morar debaixo dos viadutos, debaixo das pontes ou em barracos de madeira pelo lado da periferia, ou na outra hipótese, o cara pode dar uma casa para ele morar, e ele vai pagando a sua estadia com trabalhos sujos caracterizando assim como uma dívida impagável, e ele jamais poderá sair do submundo do crime ficando escravizado de novo pelo traficante maior.

O negro naquela época em que foi libertado apenas no papel da escravidão. Mas, até hoje continua vivendo sob o jugo de pessoas que se auto intitulam como patrões e pelegos.

Essas pessoas, seguem fazendo o que quer, submetendo eles os negros aos piores trabalhos e as piores tarefas para para serem feitas com carga horária excessiva.

Ninguém pensou em alfabetizar os negros naquela época e nem tão pouco os negros tiveram essa visão e nem foram orientados por alguém de mais visão.

Em outras palavras, a lei áurea empurrou de vez os negros para às margens da sociedade sem profissão e sem estudo. Correto seria, eles serem preparados antecipadamente para enfrentarem a nova realidade.

Interessante que criaram um tal dia da consciência negra em 20 de Novembro para mim esse dia é inóquo me perdoem os amigos, mas este dia não serve para nada porque a maioria dos negros não sabem ler direito e nem sabem para que serve esse dia.

E hoje em pleno século XXI vemos o caos total através das favelas, invasões, mendicância, marginalidade, algazarra, maus hábitos infelizmente reflete a cara pelo menos em alguns negros.

Graças a Deus pelo menos hoje pelo menos em 2013, boa parte do negro encontra-se bastante evoluida, muitos ocupando cadeiras em universidades, na política, ou em grandes polos industriais.

Eles estão em uma crescente mas, ainda é pouco para o negro ser enxergado com mais dignidade digo no quesito comportamentos, trajes e porturas.

Por quê eu vou fazer esta colocação agora? Simplesmente porque o negro não sabe ou não consegue se esforçar para reverter certos mitos que lhes são impostos por causa da côr, e se acautelar diante da nossa sociedade.

Comportamentalmente falando, os negros podem servir de destaques numa sociedade em duas maneiras; Ou ele comete uma sequencia de gafes ou delitos ou ele é alguém muito importante assim como o ilustre Joaquim Barbosa ou proceder bem, evitar galhofas, bebedeiras, pagodes pornofônicos, batucadas em fundo de coletivos, bambaquerês, carros com som muito alto chamando a atenção e desagradando a maioria; Eu por exemplo não suporto som alto.

O negro cabeça, não deve se apequenar diante de ninguém, deve conversar olho no olho e procurar viver uma vida fidedigna para que todos possam enxergar sem falar nada e só pensar "" Lá vai um homem sério"". """Lá vai um homem de bem""". Não importa se você tenha ou não tenha dinheiro ou outras coisas materiais desejadas por muitos.

Não quero ser o carpinteiro do universo não; Mas, eu como negro, percebo que muitas vêzes o próprio negro paga para ser constrangido não importa o local.

Imagina como eu seria tratado se adentrasse numa agência bancária num supermercado ou num magazine badalado maltrajado, fedorento ou sujo? imagina como eu seria tratado se eu me comportasse fazendo algazarras no saguão de algum aeroporto internacional aqui, na Espanha e pior ainda num país trapalhão que nos deu essa herança maldita de tanta podridão, tanta vara de porcos que assolam nosso país (vide Brasília), e colocou arranhões e escoriações na imagem do negro em todo Brasil. Esse país arcaico chama-se Portugal.

Se bem que tem uma cantora baiana de axé com sua galera, que foram barrados lá no aeroporto de Lisboa e devolvidos para a Bahia depois do sabão recebido por motivos de algazarra e ruidos por eles produzidos.

Lá os portugueses gostam de ordem em cima de brasileiros ; Mas aqui, muitos deles vem para cá praticar pedófilia, turismo sexual, estelionato, desordem e outras esbórnias e o mais interessante com denúncia e provas cabais. Mas, é a velha mania do brasileiro principalmente a maioria dos baianos se comportar de maneira patética com a boca aberta babando na frente dessas pessoinhas que mal sabem ler. Mas falam embolado ou são portadoras de olhos verdes ou azuis, pele clara e com dois eurozinhos na mão, muitos acham uma coisa bucólica impressionante não é mesmo? Lindo! Maravilhoso !

Nós negros até no vestuário temos que ser discretos para não nos vestirmos de maneira carnavalesca e sermos motivo de chacotas e sussurros.

Roupas de côres vermelha, abóbora, amarelonas ou escuras demais, com certeza devem ser evitadas por nós negros, e nada de côres berrantes ou mortas demais. Côres escuras, escurecem mais ainda a pessoa de côr.

É só usar os 10% da cabeça animal Como dizia Raul Seixas, para se enxergar que tais côres não combinam mesmo.

Temos que ser discretos também na maneira de falar, andar, tipo de música que ouve e até mesmo no modo de se comunicar ao telefone.

Por isso, meu padrão graças a Deus não é estrapolante em nada e sinto-me adequado à sociedade.

Até mesmo porque através de experiências de terceiros, eu já vi muitas cenas constrangedoras e procuro me policiar procedendo assim, de maneira completamente diferenciada e sempre me opondo às coisas fora de lógica que é o que mais tem por aqui.

Outra coisa que devemos ter em mente, é que tratamento ilustre, só para pessoas dignas assim como um Governador, um Prefeito um Presidente um Juiz etc.

Os demais podem ser tratados como sr ou senhora sem mais puxa saquismo, defeito enorme encontrado em muitos negros e também peões de obras ... """"Meu Patrão""""" Meu Doutor"""""Meu Branco"""" Meu Chefe"""Prá que isso rapaz? !!!

Isso deveria acabar mas, cadê a visão? Cadê o entendimento? Não há ....Infelzmente ser descapitalizado não significa ser puxar saco......se abaixar demais a ponto de virar capacho para com isso.

A população baiana, e principalmente a de Salvador, é composta por 80% de negros desses 80%, estimo que apenas 30% se imponham e tenham auto-estima, vergonha na cara e se valorizem a ponto de responder a altura a quem os desacatar.

Uma certa feita, por pouco não processei um magazine no Iguatemi só porque o alarme da mercadoria não foi retirado e disparou na saída.

Mas o segurança, muito educado e calmo, ele era também da côr, sorriu para mim e me perguntou que caixa me atendeu.

Fomos ao respectivo caixa, e ele o segurança cobrou mais atenção da moça do caixa para retirar os alarmes das mercadorias para que outra cena daquela não acontecesse mais.

Bem....Pela maneira em que eu estava trajado, ou só ando trajado assim, e bem trajado, por isso, fui tratado como uma personalidade. Traje conta ponto e conta muito.

Isso é válido para qualquer côr, o tratamento é logo diferenciado e principalmente para nós pessoa de côr.

Mas, naquele dia, caso houvesse alteração ou qualquer insinuaçãozinha, tenham certeza que eu processaria a loja e ganharia a causa. Porém fico feliz por não ter havido necessidade de tal coisa

Isto chama-se ação do cidadão exclarecido e eu sou um cidadão exclarecidíssimo e direito ainda por cima.

É isso aí !!!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

Comente este texto



 

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 18/05/2017
Código do texto: T6002472
Classificação de conteúdo: seguro