Fibromialgia é uma doença dolorosa, infelizmente muitas pessoas ainda  sofrem calada, há muito preconceito e  isto precisa mudar.  O paciente acaba se cansando  de ouvir que é psicológico, que não é possível alguém ter tantas doenças ou que deve ser forte e lutar contra os sintomas.  

Foi meu primeiro diagnóstico, porque tive sorte de ter uma endocrinologista com a doença, na época minhas colegas  falavam que eu parecia a Maria das dores, riam e faziam piadas, então eu parei de reclamar. Essa médica me explicou muita coisa, mas eu era muito jovem  e as crises não eram constantes, não dei muita importância.  Quando piorava ia ao algum médico, receitavam  analgésicos, anti-inflamatórios e eu ia levando. 
Nunca procurei um reumatologista, no máximo ortopedista e nem falava nada sobre estar sempre sentindo algum tipo de dor,  não conhecia ninguém com o mesmo problema e sentia vergonha.
Meu Deus! Eu sentia vergonha por estar doente, me culpava por sentir dor nas pernas, nos ombros, na cabeça, mas naqueles tempos era assim. Geração saúde, com direito a muito ''bullying''.  

Hoje há campanhas, a internet trouxe maior integração e a comunicação é mais fácil e rápida. Mesmo assim ainda há muito a fazer um longo caminho a percorrer até que todos saibam que  Fibromialgia é uma doença, e que precisa ser tratada. 

 É tempo de acolher com carinho e atenção os fibromiálgicos , a dor é igual em todas as enfermidades,  incomoda e interfere na qualidade de vida. Os pacientes com fibromialgia assim como todos os demais,  merecem tratamento e  medicamentos adequados, reabilitação e acompanhamento.

No mês de  Maio comemoramos o Dia Internacional da fibromialgia com campanhas, palestras, simpósios gratuitos em várias cidades do mundo. Fibromialgia não é exclusividade das mulheres, há homens e até crianças com a doença, que ainda não tem cura, mas que pode ser controlada. 
Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 19/05/2017
Reeditado em 28/05/2017
Código do texto: T6003634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.