QUEM QUER SERVIR A DEUS !

A Palavra de Deus nos revela que todos aqueles que foram alvos da tão grande salvação arquitetada pelo Senhor possuem o privilégio de comer do pão de Deus, ou seja, de ter uma vida de "filho", de participar da mesa do seu Senhor e ter a honra da presença do seu Deus em sua vida diária. São promessas feitas àqueles que foram adotados como filhos e respaldados e justificados pela obra de Cristo na cruz do Calvário, passaram a ser sustentados e fortalecidos por amor e misericórdia em suas necessidades pelo Pai das Luzes.

Desta forma, desfrutam de uma vida de salvo por Cristo. Se fartam desse pão em todas as área da vida. O pão está a disposição. O alimento necessário para a perfeita sáude dos filhos está preparado e pronto para ser consumido. Todos os filhos podem se alimentar de tal forma que adquiram forças e condições para prosseguir firmemente em sua caminha cristã.

Porém, a alguns foi dado e acrescentado por Deus um privilégio e uma responsabilidade. Além de se alimentarem do pão de Deus devem servi-lo a seus irmãos de mesma fé, filhos e servos do mesmo Deus e ainda, oferece-los a aqueles que nunca o provaram e podem à partir disso, serem transformados por Deus também em irmãos como o são os outros.

Porém, muitos desses que deveriam servir, simplesmente se abstém e fogem de sua responsabilidade e apenas comem do pão e não o oferecem a outros. Alguns trocam o pão (o bom alimento) por outro e ainda o oferecem com uma falsa aparência de mais agradável e que chama mais a atenção, porém são pães sem o contéudo necessário para uma boa e saudável alimentação. Outros o servem de qualquer jeito, sem o cuidado de explicar qual o procedimento necessário para se obter uma saúde perfeita. Não entendem que mesmo o melhor remédio se não for prescrito e utilizado da forma correta pode tornar-se em um veneno para o organismo. E ainda há aqueles que não deveriam estar servindo porque não foram chamados para isso, mas teimam em o servir sem contudo, serem capacitados para tal função, contribuindo assim para o surgimento e crescimento de grande parte dos problemas ocorridos com o povo de Deus.

É por isso e pensando nisto que a análise, interpretação e aplicação correta e honesta do texto bíblico de Levítico 21: 17-23 são relevantes para todos os que são responsabilizados por Deus de não somente se alimentarem do pão de Deus, mas também de servi-lo e oferece-lo a outros.

A boa exegese e hermenêutica bíblica nos ensinam que quando existe um fato ocorrido em outra época, ou em uma forma diferente de cultura ou em um outro contexto de vida, não devemos ser literais na aplicação para nossos dias, mas extrair do texto bíblico, os princípios ali contidos, indicados e revelados por Deus naquela situação. Desta extração e análise, surge a aplicação destes princípios em situações e ocasiões semelhantes àquelas para outras épocas, ou seja, os princípios ali estabelecidos por Deus para os sacerdotes da época são aplicáveis aos líderes e homens e mulheres que ministram a Palavra de Deus nos tempos da Igreja Cristã atual.

Portanto, levando em conta estes princípios, descobrimos algumas exigências e virtudes reveladas por Deus a quem deve servir e oferecer o pão de Deus. Veja com atenção a aplicação clara e objetiva destes princípios:

1. Não pode ser cego (v. 18)

Isso significa que um líder cristão deve ter visão de fé. A fé vê o invisível. Enxerga além dos outros. O líder que possui essa virtude vê além dos problemas, das dificuldades e dos obstáculos. Ele, tal qual Josué e Calebe, sabe da existência dos gigantes, mas isso não o atemoriza. Ele enxerga uma terra que mana leite e mel. Ele sabe e crê que Deus tem o melhor para Seu povo e por isso prossegue com fé e confiança. Ele enxerga sempre em meio às dificuldades, uma oportunidade de crescer e de fazer crescer o povo a quem serve o pão de Deus, a quem ministra a Palavra do Senhor.

2. Não pode ter belida nos olhos. (v. 20)

Belida nos olhos significa uma névoa esbranquiçada sobre a córnea, que compromete a visão. Vêmos então que não basta apenas ver. É preciso ver com clareza. É preciso enxergar bem. É preciso ter visão clara e correta das coisas de Deus, das pessoas, família, circunstâncias, etc... Não pode ter uma visão restrita, pequena e sem alcance. Muitas vezes é necessário alargar as fronteiras, as estacas, expandir a visão.

3. Não pode ser paralítico ou coxo (v. 18)

Aquele que serve o pão de Deus precisa andar. Isso quer dizer não acomodar-se. Deus nos quer andando, prosseguindo, indo...

O líder cristão não deve se acomodar. Tem que se mexer. Deve sempre estudar e trabalhar para alcançar mais de Deus para si e para aqueles que serve. Não é hora para descansar, é hora para trabalhar.

4. Não pode ter o rosto mutilado (v. 18)

A versão inglesa traz "nariz amassado". Outras "rosto desfigurado". Isso refere-se a pessoa aborrecida, iracunda, irritadiça. No popular o famoso "chato".

O líder cristão deve ser simpático, alegre, amável, dócil, educado e acima de tudo, equilibrado e moderado em suas atitudes e no seu falar.

Ninguém suporta um chato. Ninguém suporta alguém que somente critica e nunca mostra soluções. Ninguém suporta alguém que nunca está satisfeito com nada. Que sempre "pensa" estar com a razão e que "jamais" erra.

Líder cristão não é sinônimo de "cara feia".

Sorria, Jesus te ama!

5. Não pode ser desproporcionado. (v. 18)

Deus valoriza o equilíbrio. Faz parte da obra do Espírito Santo em nossa vida.

Não podemos ser desproporcionados, ou seja, desenvolver mais um aspecto ou área da vida do que a outra.

Alguns exemplos bem objetivos e diria com certa dose de bom humor, segue levando em consideração a divisão do corpo em cabeça, pernas e braços:

O líder cabeção: Muita informação e pouca prática. Cresceu somente a cabeça.

O líder Pernalonga: Faz muita coisa, é ativista mas possui pouco conhecimento ou conteúdo. Cresceu somente as pernas.

O líder poste: Só faz aquilo que está ao alcance de suas mãos. Não sai do lugar. Não anda. Cresceu somente os braços.

Você pode criar outros. É só prestar atenção que encontrará vários outros exemplos (rs).

6. Não pode ter o pé quebrado (v. 19)

Isso nos lembra pessoas que usam muletas e que não conseguem andar no ritmo dos outros. tem que ser muitas vezes carregadas. Um líder não pode ser assim.

Ele deve muitas vezes carregar outros e se estiver com o pe quebrado como fará isso?

Se, por alguma razão, ficou com o pé quebrado, deve primeiro curar-se para depois voltar a servir o pão de Deus a seus irmãos. Naquele momento deve ser servido por algum outro líder que se encontra em condições plenas para exercer esse trabalho.

7. Não pode ter a mão quebrada (v. 19)

É preciso ter disposição para ajudar aos outros. Estender a mão para os outros.

Isso faz parte relevante da função de servir. Com a mão quebrada isso não será possível.

Da mesma forma daquele que tem o pé quebrado, esse também deve primeiro buscar a cura para sua enfermidade e depois retomar seu trabalho de servir.

8. Não pode ser corcunda (v. 20)

Uma pessoa corcunda geralmente anda "olhando para o pé". É comum estar inclinada para o chão. Ela não consegue ficar em outra posição.

Relacionando com nosso assunto, tem a ver com pessoas que possuem uma visão sempre pessimista e calamitosa sobre todas as coisas. Pessoas que só enxergam as desgraças e os problemas. Propagam inclusive somente isso.

Diria que podem ser chamados de líderes urubulinos. Só enxergam a carniça, a podridão. Só vêem o lado ruim, nunca o lado bom das situações e das pessoas.

Um líder cristão não pode ser assim. De forma alguma pode ser assim.

9. Não pode ser anão. (v. 20)

Crescer é atributo dos seres vivos. quem está vivo espiritualmente precisa crescer (Hebreus 5: 12-14).

O líder cristão não pode ainda ser criança espiritualmente falando. Deve já ter crescido e continuar a crescer. A busca por esse crescimento deve pautar esse líder. Desta forma ele poderá servir a seus irmãos o pão de Deus em suas várias formas, desde o leite para as crianças até o alimento sólido para os adultos.

Crescer na graça e no conhecimento de Cristo deve ser sua frase de ordem.

10. Não pode ter sarna. (v. 20)

A sarna é uma enfermidade terrível. Ela incomoda e contamina.

Como identificar o sarnento? Ele vive se coçando.

Está o tempo todo incomodado. E pior, o seu mal é contagioso. Quando está triste, inconformado ou revoltado com alguma coisa ou alguém, tenta contaminar outros com suas frustrações e decepções. Há nele uma raiz de amargura que deve ser tratada.

Quem serve o pão de Deus não pode ser um sarnento, ao contrário deve combater esse mal.

11. Não pode ter impigens ( v. 20)

O sacerdote não podia ter manchas ou feridas na pele. Quem deve servir o pão de Deus não pode ser uma pessoa cheia de feridas, mágoas ou rancores guardados. Não pode ser do tipo que fica remoendo o passado e sofrendo com o que já aconteceu e não pode ser mudado.

Quem serve o pão de Deus deve aplicar a sua vida Isaías 43:18 e viver agradecido no presente e na esperança do futuro glorioso com Cristo.

12. Não pode ser estéril (v. 20)

O texto diz "testículo quebrado". Faz menção aqueles que não podem se reproduzir, que não geram filhos.

A reprodução é característica dos seres vivos que atingiram certa maturidade física.

A reprodução espiritual é característica de quem atingiu certa maturidade espiritual.

O líder cristão deve gerar filhos espirituais. Deve haver a reprodução em seus ministérios.

Não pode ser estéril, sem filhos ou sem vida nascendo.

Se você, meu irmão e amigo, foi chamado e ordenado por Deus a servir o pão Dele a seus irmãos, lhe convido a olhar com atenção esses princípios e avaliar se estão sendo observados em sua vida e ministério. E ainda, lhe sugiro ensinar e propaga-los aos novos candidatos ao ministério pastoral em nossos dias. Desta forma, fazendo com que também se auto-avaliem e descubram se foram realmente chamados para tal função ou se foram também privilegiados para outras tão relevantes e essenciais funções como essa.

Por fim, lhe convido, amigo leitor, a comer do pão de Deus.

Se ainda não provou deste pão, ainda há uma oportunidade para você.

Lhe convido a participar desta mesa e desta refeição que lhe trará o bom alimento e consequentemente a saúde plena para vossa alma.

Pra isso basta seguir os passos abaixo:

1. Reconheça que é pecador e está condenado ao inferno.

2. Arrependa-se de seus pecados

3. Confesse-os a Deus e peça o Seu perdão.

4. Reconheça que precisa de um salvador

4. Reconheça a Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador

5. Passe a servi-lo e segui-lo de todo o coração

Lhe aconselho a ler o Evangelho de João. Nele encontrará todas as orientações para sua nova vida. E ainda, encontre uma igreja evangélica para congregar, ou seja, para partilhar suas experiências, alegrias, tristezas, etc... com seus irmãos de mesma fé, além de continuar a ser ensinado a conduzir sua vida segundo os princípios e valores de Deus revelados na Bíblia.

Quem sabe, um dia, não seja você também um destes que Deus chama para servir o bom alimento.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound51@r7.com

jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 23/05/2017
Código do texto: T6006991
Classificação de conteúdo: seguro