Felicidade

Acabei de ler uma carta endereçada à Felicidade, do nosso amigo aqui do Recanto, escritor Carlos Celso que despertou em mim o desejo de escrever algo pra ela também, rs.

Estou aqui no meu quarto, sentado na minha espreguiçadeira, pensando o que eu poderia escrever para nossa tão conclamada e desejada Felicidade.

De antemão posso lhe dizer que tu és tudo de mais precioso que uma pessoa possa buscar na vida, por que com certeza se alguém vive fora da sua presença é bem provável que seja um desafortunado.

Para Aristóteles o conceito de felicidade estava muito ligado ao desenvolvimento da alma racional ou seja a arte de exercitar o pensamento. Para ele a busca incessante do conhecimento aproximava o homem de Deus. Inclusive o filósofo atribuía ao estado que era a "Polis" a responsabilidade de criar condições para que o cidadão viva feliz.

Infelizmente se formos depender do nosso Estado para sermos felizes, estaremos lascados e mal pagos. Vivemos num país que a atual crise política dar até vergonha, a corrupção é reinante, o egocentrismo das pessoas que governam é tão grande que eles simplesmente usam a máquina administrativa para legislar em causas próprias. O nosso país simplesmente virou uma baderna, um caos político.

Sem falar que devido a tanta CPI, tanta corrupção, tantos roubos, até a nossa democracia, que outrora era considerada como um pilar do nosso país, está sendo fragilizada e se continuar com essa depravação com certeza os seus dias estarão contados culminando com sua morte. O povo brasileiro perdeu a confiança e esperança nos políticos brasileiros.

Para os hedonistas, a felicidade seria encontrada na satisfação de todos os prazeres através da luxúria, da riqueza e da auto-satisfação do corpo.

Para os adeptos da tragédia, os pessimistas ao extremo, a melhor coisa que pode acontecer é nem chegar a nascer.

Para Sócrates o conceito de Felicidade estava ligado a uma vida justa e virtuosa.

Agora na minha humilde forma de pensar, a Felicidade não estar numa alta conta bancária, muito menos em riqueza, e nem sequer na ostentação do poder e da fama, ela estar simplesmente no fato de vivermos essa vida com Paz de espírito e simplicidade. Não adianta termos tudo, se vivermos agoniados, inquietos, cheios de tristeza nos nossos corações.

Uma alma feliz é aquele ser que é capaz de exercitar o amor independente da circunstância que ele possa estar atravessando. A felicidade é proveniente daquela pessoa que é capaz antes de qualquer coisa amar a sí próprio. Uma pessoa que é bem resolvida consigo mesma, é capaz de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. Coisas essas que vos afirmo que só é capaz de exercitá-la aqueles que encontraram a verdadeira Paz.

Com isso não quer dizer que não iremos ter dificuldades, provações, tribulações, mas quando essas coisas acontecerem, a Paz que excede todo entendimento é capaz de nos capacitarmos para que possamos passar por todas essas situações sem desesperarmos.

A felicidade deve ser um foco constante em nossas vidas, deve sempre ser priorizada para que possamos alcançá-la. A felicidade deveria ser um padrão de vida, mas devido principalmente a nossa incredulidade, insegurança, não conseguimos obtê-la de forma plena. Afinal de contas a nossa humanidade deve ser levada em conta.

No entanto não importa a vida que você tem, as circunstâncias que te rondam, busque incessantemente a Felicidade e com certeza alcançará a Paz.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 28/05/2017
Código do texto: T6012019
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.