FORROZEIROS SEM RAIZES !

FORROZEIROS DE ARAQUE

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

OS FALSOS FORROZEIROS

O Chico Anísio uma certa feita, foi muito feliz em afirmar que faturar com música é mais fácil que entender.

Essa afirmação foi feita em idos de 75 e hoje essa tal afirmação está cada dia e cada hora mais presente e atualizada em nossas vidas e principalmente nos nossos ouvidos que sofrem uma barbaridade com os besteirós tocados nas FMs fajutas e nos aparelhos de CDs das residências, nos automóveis e nos programas vulgares de auditório a exemplo do programa do ratinho.

A realidade, é que vivemos uma era apocalíptica musical. Tudo quanto é tipo de porcaria é executado a qualquer momento nas rádios e principalmente nos automóveis e nós temos que ouvi-las na base da pressão.

O Nordeste em especial musicalmente falando, vem sendo violentado e abatido por pessoas oportunistas leigas no assunto musica que se auto intitulam como cantadores de "forró". Essas pessoas pensam e acham que estão cantando forró.

São bandas e mais bandas com nomes esquisitos, com seus cantarolantes fazendo muito estardalhaço, muita fumaça para pouco fogo, cantores com voz e cabelo de mulherzinha, cabras irritantes, mulheres com voz rouca de "taboca rachada" se achando a rainha da cocada, mostrando as pernas cheias de varizes e celulites. E ainda em contra partida, a banda que os acompanha, com excesso de instrumentos musicais assim descaracterizando por completo aquele ritmo que chamamos de "forró",e superando a voz fraquinha da cantora.

Eu nunca vi na minha vida, teclado, bateria, saxofone e outros instrumentos inusitados fazerem parte do acervo de forró nordestino, dançarinas quase nuas com pouca roupa se rebolando provocando o público, transformando assim o forró de hoje, em pornô forró passando assim, péssimos exemplos para as crianças principalmente as meninas que assim, descobrem e entram mais cedo no caminho da sexualidade e algumas mães "moderninhas", acham bonitas e normais verem suas filhas trajando roupas eróticas querendo assim imitar essas tais artistas de meia tigela de pouca voz e muita sensualidade ou sexualidade a mil e se arriscando a abusos sexuais e depois, culpado é só quem as abusa sexualmente. "A ocasião faz o ladrão".Como vovó já dizia.

Quero criticar também, essas bandas chatíssimas de "AXÉ" carnaval pagode que invadem os interiores dos Estados de norte a sul com a permissão dos prefeitos incompetentes que passam o calote em seus servidores, nem sequer pagam o décimo terceiro, mas estão com as suas verbas intocadinhas suficiente para pagar milhões a esses "cantarolantes", duplas de cantores sertanejos famosos, chicletes, daniel, leonardos e ivetes da vida, luan santana, safadão, e até a chata da anita verdadeiros oportunistas de plantão.

Quero dizer que acabou o carnaval, mas eles não ficam sem dinheiro nos bolsos de jeito nenhum. Continuam cantando suas porcarias o resto do ano inteiro. ( quem agüenta?)

Eu acho que os únicos artistas verdadeiros que não andam massacrando os ouvidos incautos, só Carlinhos Brown e Armandinho. Porque não vivem de carnaval exclusivamente e são compositores também. E quem é inteligente entende o quero dizer.

A bem da verdade, a maioria desses cantores de forró de meia tigela, nem sequer possuem raíz forrozeira nem sequer sabem o que é um xaxado, calango, xote, rasta-pé e desconhecem por completo os instrumentos essenciais para se fazer um verdadeiro forró que são: Zabumba, triângulo, uma boa sanfona ou acordeom e um violão para marcar.

Não precisa ir muito longe não: Quero dizer que forrozeiros como Gonzagão, mesmo não estando mais entre nós, continua influenciando benéficamente muitos artistas iniciantes de raiz. O Zenilton, apesar de cantar forró de duplo sentido, podemos notar musicalidade e rima em suas canções engraçadas. O Dominguinhos, discípulo mais direto e herdeiro de Gonzagão, nos deixou uma coletânea excelente de sucessos. Resumindo; Todas as músicas e letras de Dominguinhos são excelentes e possuem conteúdo coisa que esses forrozeiro do Paraguai não possuem. Quero destacar também o trabalho do famoso Trio Nordestino a mais de três décadas vem esquentando e animando as noites de São João nas capitais ou nos interiores, cantores que nunca precisaram de jabá para seus trabalhos divulgar. Era tudo no gogó.

Poderia eu enumerar toda essa escória que se diz cantar forró ou que pensa que assim o faz.

Mas, para não dar ibope, prefiro não citar. E posso até afirmar que desses cantarolantes de forró da atualidade, o único grupo que se salva só o "Estakazero" e mais ninguém.

Uma outra coisa erradíssima, são esses cantadores de axé descaracteriza dores de eventos. Transformando as festas Juninas em verdadeiros carnavais fora de época pelos interiores afora.

Será que eles os cantores de axé gostariam que os forrozeiros também fizessem São João fora de época também em pleno carnaval em cima de seus Trios e Camarotes? Perguntar não ofende.

Mas a realidade nua e crua é a seguinte: Desde a morte de Luiz Gonzaga, o nosso forró ficou mais órfão de que nunca e com a morte de Dominguinhos, pior ainda não há ninguém que possa sentar neste trono deixado por eles.

E.....seguimos hoje e sempre ouvindo e vendo essas porcarias na TV e toda hora mudando de canal através do controle remoto sentado na poltrona.

Essa é a solução.

Lamentável !

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@hotmail.com

jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 30/05/2017
Código do texto: T6013556
Classificação de conteúdo: seguro