OS GREGOS

Muitas civilizações nos deixaram legados grandiosos. A China Antiga foi um colosso da técnica, das artes, do pensamento religioso e político, e o que foi a Índia? Basta que se diga que lá se concebeu as ideias de zero e de átomo, que nasceu o budismo de Sidarta Gautama, que a cultura brâmane criou os Vedas... E os povos da América pré-colombiana, como nos informa Lèvi-Strauss, também chegaram ao zero, desenvolveram quase todas as culturas que por séculos foram a base da alimentação e do comércio europeus, como o milho, a batata, o café, a mandioca e o tabaco, além de terem desenvolvido fármacos e anastésicos. É preciso que se diga, também, que possuiam cosmogonias arrojadas, uma arquitetura bela, e uma engenharia altamente desenvolvida. Por falar em Engenharia, com E maísculo, o Egito a desenvolveu de modo extremamente brilhante, junto com a astronomia, as artes e outras técnicas. Os persas, e os árabes, dentre os quais floresceu uma cultura arrojada, e por meio dos quais, o que foi preservado de Aristóteles e de outros gregos nos chegaram, também devem ser sempre lembrados. E Roma? O Direito, a política, a poesia latina... Mas os gregos... Realmente, como os gregos são dignos de louvor e gratidão. Desenvolveram o espírito e a matéria, cruzando estas duas dimensões da existência. O cultivo do espírito por meio da filosofia, das artes, das letras, das formas de culto... Até hoje aí estão o theatro, as tragédias, a música, a política, a ciência. Como maior legado, as ideias de busca à verdade, ao bem e ao belo, a curiosidade intelectual e o espírito crítico e científico. Como cultivo do corpo, desenvolveram os jogos olímpicos e os belos ideais de “citius, altius e fortius”, a busca pelo mais rápido, o mais alto e o mais forte que pudermos ser. E cá estamos nós, novamente, nos "a-gregando" como os novos gregos... De fato os jogos modernos estão eivados por interesses mercantis e utilitaristas, mas isto não apaga a beleza da tradição, que assim como quase tudo que nos cerca sem que estejamos cientes, começou lá na Grécia.