JUNHO, MÊS DE FOGUEIRA, QUENTÃO E FORRÓ

E eis que ingressamos no mês de junho, típico das fogueiras, quentão, quadrilhas e forrós, cujos folguedos se espalham pelo Brasil inteiro, mormente nos estados do norte e nordeste deste imenso território nacional.

Desde menino eu era fissurado nesses festejos, de inicio soltando traques, busca-pés, balões e depois, já rapazinho, dançando quadrilha e começando os primeiros namoricos.

Em Belô/MG, dancei muito nas comemorações do “Esporte Clube Renascença” e participei bastante dessas festas e das brincadeiras, como “quebra-pote”, "pau de sêbo", “cabra cega” e uma especial, que consistia em pegar um leitãozinho todo lambuzado de graxa, solto no gramado do campo de futebol. Quem conseguisse pegá-lo ganhava um prêmio, além do leitão, é claro!

No nordeste brasileiro junho é ansiosamente aguardado. Ônibus lotados e composições ferroviárias partem do Recife para o interior do agreste, buscando a alegria desses festejos, os comes e bebes e um mundo de novidades, pois o povo de lá é extremamente criativo.

Assim é que, com o peito cheio de grande saudade, saúdo a chegada de junho, desejando a todos muita paz e alegria nessas comemorações. Que Deus nos proteja e abençoe a todos!...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 01/06/17

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 01/06/2017
Reeditado em 01/06/2017
Código do texto: T6015348
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.