Nem sempre sentir saudade é querer de volta

Algumas pessoas se prendem em teorias, livros variados ou de auto-ajuda, enfrentam quatro, cinco e até mais anos uma instituição, cedendo seu tempo ao aprendizado. As teorias são apenas teorias e podem ser falhas ou refutadas. Os livros nem sempre nos arrebatam com o assunto que mais nos interessa, trazem algumas noções do mundo fora do contexto da realidade de cada um, algo que está fora dos padrões práticos do ensinar a andar, tomar pelas mãos, escorar. As mensagens de auto-ajuda, como o próprio nome diz ajuda quem escreve e não quem lê. Isso é lógica, preparo emocional, visão das coisas. Algumas pessoas acreditam, pois, sua base emocional e psicológica dá-lhes essa pseudo-sensação de que tudo vai melhorar a partir disso. Enfrentar os cadeiras da faculdade vão nos render apenas um diploma, um status, uma profissão. Não é garantia nenhuma de vida realizada financeiramente e muito menos no que tange o caráter de cada ser. Quem possui uma formação superior também rouba, e muito, mata, e ainda tira de quem mais precisa.

Sentir saudade nem sempre é querer algo de volta. Não. Eu sinto uma saudade enorme de pessoas queridas do meu convívio familiar que não estão mais ao meu lado. Estes eu queria de volta, mas não posso ter essa oportunidade. Sinto saudade de um cachorro que tive com quem criei muita afinidade. Hoje não gostaria de tê-lo em minha casa, pois, não tenho espaço para ele, cães dentro de casa não gosto. Sinto uma saudade enorme de uma pessoa que amei profundamente, pessoa esta de quem eu nunca deveria ter aproximado, pois me roubou praticamente todos os sonhos. Olhando pelo lado do aprendizado entendo que foi necessário para meu crescimento. Sofrimento não mata, fortalece. O que mata é o orgulho, as armas, os homens. Sinto saudade, mas não desejo repetir roupa suja! Isto não configura minha experiência como amor e ódio, mas amor e repulsa pelo ser insignificante que tal pessoa foi em em algum momento em minha vida. Insignificante sim, mas que mexeu com minha estrutura em alguma parte, sendo ela mesma, verdadeira.

Sentir saudade também não é sofrer nem ficar pelos cantos lamentando. Sentir saudade é sentir o cheiro, à noite quando ao deitar eu vejo os olhos da pessoa me encarando, sinto as mãos me desejando, isso é saudade. É apenas a minha parte carnal das coisas, afinal, fiz um elo e tive que desfazê-lo.

Como então fazer um elo sem que haja aliança? Meu ser não compreende nem gere tal informação.

Estudar é uma das melhores coisas que podemos fazer nesta vida, adquirimos conhecimento, crescemos como pessoa, conquistamos nosso diploma e nosso espaço profissional. As mensagens de auto-ajuda existem apenas para fins comerciais e pessoais de quem escreveu. Tudo muda quando alguma decisão é tomada e isso está fora dos livros de auto-ajuda. Os livros se tornam nossas maiores companhias, nos fazem viajar sem hora para voltar, mas não curam as dores das feridas que outros nos causam. As teorias existem para nos dar uma base, uma ideia de como é que poderiam ser as coisas. Não resolvem e nem resolverá nenhum problema relacionado à alguém de modo pessoal. Solucionar os problemas do mundo através das muitas falações ou palavras nem o próprio Deus conseguiu, mesmo sendo ele o maior dos pensadores, o filósofo mais puro e preparado para a vida, o maior dos escritores de todos os tempos e também o maior dos poetas.

Um cego, aproximando-se de Jesus ouviu de sua boca a seguinte pergunta: "que queres eu vos faça?" Ele obviamente sabia que quem é cego deseja enxergar. Enfim, a esperança e as atitudes é que modificam as coisas. Se tenho fé e quero receber a cura eu que preciso abrir minha boca e pedir tal cura a Deus. Ação e fé! Seria uma prepotência da mais pura falta de respeito que um ser humano queira mudar outro ser humano através de vãs teorias ou servir-se de escada a alguém. Cada qual é responsável por si, por suas falhas e vitórias.

Oferecer um ombro amigo, uma boa companhia, uma cerveja gelada, é diferente de preparar o peixe e ainda mastigar para os outros. No outro dia todas as tristezas voltam e ainda vêm acompanhada com suas amiguinhas.

Bom mesmo é a gente pegar a vara, arrancar as minhocas e ir rumo ao lago, cheio de esperanças de que a pesca será farta. Quem tem muita fome deve obrigatoriamente comer em casa, no conforto de si. Nem sempre sentir saudade é querer algo de volta. As dores, feliz e infelizmente, são necessárias para que em algum momento aprendamos a desviar do caminho do matadouro e lutar pela vida. Repete roupa suja quem quer, são escolhas e direito de cada um.

Daniel Cezário
Enviado por Daniel Cezário em 01/06/2017
Reeditado em 06/06/2017
Código do texto: T6015355
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.