Sanidade e Insanidade

Num reino distante, cujo nome é Humanidade, moram duas pessoas, que apesar do total antagonismo existentes entre elas, são irmãs.

Uma é totalmente racional, organizada, prestativa, sempre na medida do possível procura ajudar o seu semelhante. Diante das dificuldades não se exaspera, sabendo que nesses momentos devemos ter calma, paciência e esperar o momento adequado para que tal situação possa ser resolvida. A gratidão sempre se faz presente em sua vida. Diante da beleza da natureza, do sol, do mar, dos pássaros, das plantas, das estrelas, ela sempre consegue enxergar o cuidado e o zelo de Deus para com as nossas vidas, e por isso sempre estar com um coração terno e cheio de amor e gratidão a Ele. Devido a alegria existente no seu coração é cativante, cheia de fé, esperança, e por onde passas, vai conquistando as pessoas que se rendem ao seu encanto e alegria. O nome dessa criatura tão incrível é Sanidade, que é irmã gêmea de Insanidade, apesar da contrariedade que possa haver entre as duas.

Insanidade, como já frisei anteriormente, é completamente o inverso de sua irmã. Diante dos obstáculos que surgem na vida, ela fica totalmente agoniada, desesperada, e quase sempre é acometida por uma terrível depressão. Tem momentos que parece que estar tudo bem com ela, e simplesmente de uma hora pra outra, ela entristece, se aborrece, é como se o brilho, o colorido da vida desaparecessem, e tudo ficasse ofuscado, sem brilho, sem cor, causando uma melancolia, uma sensação de impotência, de inutilidade tão grande em Insanidade, ao ponto de perder a vontade pela própria vida, clamando pela própria morte. A irritação é constante em sua vida, tudo isso que foi citado, faz com que as pessoas se distanciem dela, enquanto Sanidade é totalmente cativante conquistando muitas amizades, sua irmã é totalmente solitária, vivendo em seu mundinho interior.

Diante de tudo isso, Sanidade vive muito preocupada com sua irmã, sempre procurando ajudá-la, pedindo a Deus para que sua irmã possa se libertar dessa tristeza, dessa melancolia, desse mal humor, tentando dessa forma amenizar o seu sofrimento.

Desse modo chego a conclusão que Sanidade e Insanidade são pessoas existentes dentro do nosso ser, dentro do nosso mundo interior, cabendo a nós buscarmos a temperança, domínio próprio, controle, para que possamos promover mais e mais o desenvolvimento e crescimento da Sanidade, para que dessa forma a Insanidade seja controlada não dando vazão aos seus instintos. Agindo dessa forma conseguiremos aflorar as nossas virtudes, neutralizando as nossas vicissitudes e assim manteremos o homem bom sempre constante nas nossas vidas.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 02/06/2017
Código do texto: T6016321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.