CARATER & VOLANTE !!

CARÁTER NO VOLANTE

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

CONHECENDO O CARÁTER DE UMA PESSOA

Se você está a fim de conhecer ou sentir na íntegra a real personalidade e o caráter de uma pessoa, basta ficar de parte só observando os motoristas ao volante. As pessoas no trânsito tendem a mostrar o que realmente são, e o molde perfeito do seu caráter. Conheço muitas pessoas amáveis, simpáticas, falantes e bem vistas, algumas até com carinha inocente, usando até óculos de grau, outros metidos a porretões de paletó e cueca furada.

Meus amigos, no entanto quando essas pessoas tomam o volante se despem da máscara que ostentam e se mostram como se estivessem disputando uma corrida de formula 1. Querem tomar a frente de todos, cortam por todos os lados, nunca dão passagem, dão dedo para outros motoristas, ao contrário se percebem que você precisa mudar de pista, aceleram para você não conseguir.

Assim, atrasando o seu lado, e ai de você que diga alguma coisa. E não caia na asneira de bater boca no trânsito porque você pode dar de cara com um policial militar a paisana problemático estressado dono do mundo que é o que mais tem ou quem sabe da policia civil ou um traficante ou qualquer um.

A regra é clara; Nunca pare para bater boca no trânsito porque também, pode ser alguma cilada pré-programada para levar seu carro, seus pertences, lhe seqüestrar ou lhe tirar a sua vida... Cuidado! Quem quer ver demais, termina vendo.

Alguns fatores agravam ainda mais a complicada situação no trânsito. O policiamento é insuficiente e parece que está mais voltado para a alimentação da indústria da multa, do que para educar o motorista. Observando alguns irresponsáveis ao volante, não tenho dúvida em afirmar que são potenciais criminosos, e que se causarem acidentes, deve ser penalizados como criminosos culposos, ou seja, com intenção de cometer o crime.

O crime de transito quando o motorista assume o risco através de bebidas e tóxicos, os mesmos deveriam ser considerados como atitudes dolosas porque as campanhas cansam de divulgar o mais manjado jargão “ Se for dirigir não beba” e então o cara que bebe e vai se sentar diante de um volante está querendo o que? Um caminhoneiro que cheira uma cocaína lerda para depois se manter aceso nas estradas em plena madrugada está querendo fazer o quê? Pergunta difícil de responder não é?

Atualmente, é fato que a bebida alcoólica constitui uma das mais graves causas de acidentes de trânsito. São incontáveis as mortes provocadas por condutores sob o efeito do álcool.

Então a grande maioria dos acidentes é causada pelos homens, que são notadamente mais agressivos, violentos e irresponsáveis principalmente com a vida alheia que não tem nada a ver com a sua loucura e também no trânsito. Dentre os homens, causam mais acidentes os jovens, como por exemplo, o filho do ex empresário Eike que assassinou o ciclista pai de família e não deu nada. E para comprovar essas barbáries, basta verificar as conseqüências da insanidade nas estradas, o que é muitas vezes agravado pelo consumo de álcool e as famigeradas drogas, hospitais e necrotérios estão cheios de jovens que não raro pagam com a própria vida ou passam a carregar sequelas para o resto da existência. Infelizmente não é?

É motoristas loucos atropelando um bando de ciclistas ou passando por cima de dezenas de manifestantes e nem sequer tem um para brisa quebrado.

A má educação no trânsito independe da classe social, já vi Ferrari a 200 km por hora nas estradas. Algumas motos já passaram por mim como um foguete, quando eu estava a 120 km por hora. Quando esse tipo de coisa ocorre, me pergunto: onde estão as autoridades? Na realidade eu sei onde estão, estão nos cruzamentos desse trânsito infernal de São Paulo, muitas vezes multando pessoas como eu e você, que se esforçam para fazer tudo direito, mas ao mínimo deslize tomamos mais uma multa.

Pessoas que causaram graves acidentes, matando uns e ferindo gravemente outros, quando condenados o são a penas insipientes. As leis do trânsito são muito brandas para os criminosos do volante e isso contribui para impunidade e manutenção da caótica situação instalada.

E agora eu me pergunto; E o direito dos cidadãos responsáveis que dividem ruas e estradas com condutores embriagados, ou com os juízos carregados de maconha crack e cocaína inconscientes ao volante. E o direito de toda uma sociedade, que clama por um trânsito seguro?

As leis existem para serem cumpridas, nos seus estritos termos legais. Abrir exceções, nesse caso, significa deseducar toda uma coletividade que deveria temer o descumprimento da lei, na certeza de que, de fato, sofrerá a correta penalidade.

O país da impunidade já pagou caro por esse comportamento passivo e, atualmente, vidas inocentes podem pagar pelo desrespeito dos cidadãos à legislação do país.

Até que ponto é mais importante assegurar o direito de um condutor embriagado continuar trabalhando como motorista, enquanto, simultaneamente, está sendo contrariada toda uma legislação específica e, com isso, deseducar toda uma sociedade que ainda está em fase de aprendizado?

É uma questão importante a ser refletida. O efeito catastrófico do álcool da droga e da violência vem assustando cada vez mais os órgãos responsáveis pelo trânsito. Estamos num momento de educar, de alertar, de punir infratores, de nos preocupar com o futuro da segura circulação de veículos em nossas ruas e estradas.

Não é o momento de abrir exceções flexibilizando a lei. É preciso ter em mente que quando falamos de educação no trânsito, falamos no bem maior a ser defendido pelo Estado. Falamos em proteger vidas. O país precisa refletir. Nosso Judiciário também.

Sou de opinião que pessoas que dirigem a 200 por hora nas estradas deveriam ser presas, e a pena deveria ser inafiançável. Se temos tantos problemas no trânsito, isso é por falta de educação dos motoristas, mas é principalmente por falta de controle, policiamento efetivo e de leis rígidas que sejam realmente aplicadas.

Nesse caso mesmo que julgadas, pessoas que mataram ao volante por estar embriagadas ou que vitimaram inocentes fazendo pegas não são punidas. Outra razão é que menos réus estão cumprindo as medidas sociais determinadas para a suspensão de um processo, o que faz com que a ação volte a tramitar.

As estradas como a Anchieta, Castelo Branco e a nossa temida Br 324 Salvador – Feira de Santana canal para outras cidades do nosso país deveriam ser monitoradas por câmeras 24 horas por dia, e disporem de helicópteros para capturar e colocar atrás das grades os loucos do volante.

Não acredito que o povo brasileiro seja pior que os dos outros países, mas acredito que quem deveria legislar, controlar, policiar e dar segurança no trânsito para a população não faz a sua parte. Por isso uma meia dúzia de loucos ao volante continuam pondo em risco as próprias e também as nossas vidas.

Sei que é utopia da minha parte mas um dia sei que verei os nossos magistrados fixarem para crimes de trânsito, fianças de 15000 a 20000 reais para o infrator ou 15 ou 20 anos de cadeia para este delito.

Aí as coisa começariam a funcionar melhor nesse país mas só depende dos políticos que são os maiores detentores de filhos infratores, desordeiros e insubordinados.

Aí fica difícil !!!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com



 

Comentários

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 02/06/2017
Código do texto: T6016378
Classificação de conteúdo: seguro