AOS ACÉFALOS DONOS DE CACHORROS !

AOS DONOS DE CACHORROS !!!

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

" SEJA EDUCADO, APANHE O COCÔ DO SEU CACHORRO"

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Por mais que as autoridades sanitárias alertem sobre os males de passear com cães nas calçadas, gramas de parques e areia das praias, os resultados parecem não surtir efeitos desejados porque quem caminha sôbre as calçadas de bairros residenciais, num momento de lazer deitado sõbre a grama, ou chegando ao litoral dificilmente deixa de deparar com pessoas retardadas desfilando pacientemente com seus animais, cujo os mesmos fazem as suas necessidades aonde esses retardados permitem e esperam pacientemente. O resultado disso é que anualmente dezenas de pessoas urbanas e moradores do litoral procuram os postos de saúde vítimas de bicho geográfico por causa desses panacas ignorantes (desconhecedores das consequencias).

O bicho geográfico para quem estudou um pouco de biología, é um microorganismo encontrado nas fezes e na urina dos cachorros. Quando os animais fazem suas necessidades na grama, na calçada, na praia, este microorganismo é transmitido do local em que ele deixa suas fezes, e posteriormente, através delas, para o ser humano. O homem adquire o bicho geográfico ao entrar em contato com a área contaminada pelo microorganismo. Ele penetra na pele e causa uma série de incômodos e lesões.

Por baixo da pele, o microorganismo vai caminhando lentamente e deixando seu rastro, formando feridas que lembram um mapa, daí o nome de bicho geográfico. As áreas mais atingidas costumam ser os pés, mas o microorganismo pode se instalar em qualquer parte do corpo. O local atingido fica avermelhado e a vítima sente muita coceira. O tratamento é prolongado, já que o microorganismo é bastante resistente, à base de pomadas e cremes especiais.

Aqui em Salvador por motivo de falta de educação e compromisso com a metrópole, assim também como nas demais cidades litorâneas do país, é comum vermos pessoas amantes de um dominó ou jogo de baralho, inativas por natureza ou que não tem o que fazer, passeando pelas areias das praias, parques, calçadas e jardins. Seja da Ribeira a Praia do Flamengo. Além de colocar em risco a saúde e vida dos banhistas e transeuntes, pois geralmente eles passeam com cães de grande porte, mas também podem contribuir para essa proliferação do bicho geográfico.

A solução para o problema, não é impedir que as pessoas andem descalças ou que as crianças brinquem e sentem-se ou rolem na areia ou na grama, mas conscientizar os donos de cães para que não levem as zorras de seus animais para locais em que hajam concentrações de pessoas. Geralmente, nas praias, os agentes de saúde, médicos dermatologistas e salva-vidas explicam sobre os incômodos do bicho geográfico e convencem as pessoas a retirarem seus cães da areia, porém muitas vezes, na tentativa de ajudar os veranistas, são maltratados e incompreendidos. Só a educação dos proprietários dos animais pode evitar que o número de vítimas do Bicho continue a aumentar.

Todo e qualquer cão pode ser portador do microorganismo, não importa a raça, o tamanho, os hábitos de higiene, a idade ou se foi ou não vacinado contra outras doenças. Os animais adquirem o microorganismo muito facilmente, pois ele está presente em quase todo o ambiente.

"" Praias, calçadas e parques da cidade, significam saúde, esporte e lazer e não doenças provocadas por cocô, mijo, ou mordida de cães por causa de seus donos inconsequêntes "".

É assim que eu consigo enxergar por esse angulo essa coisa tão fácil de evitar ou combater.

Eu ainda acho que as autoridades ao invés de gastar com comerciais bestas de suas atuações na administração que não são nada boas como essa daqui de Salvador deveriam sim gastar com propagandas educativas e ação conclamando esta parte da população a não permitir que seus cães façam suas necessidades em qualquer lugar. E se acontecer, que o dono recolha o cocô do seu cão. Só isso !

Porque qualquer criança sabe que a presença dos cães em locais públicos, pode ser, além de incómoda para alguns, um perigo para a saúde pública através do contacto dos cães com a calçada, grama e areia, principalmente a que está seca. Os cães podem transmitir aos seres humanos (principalmente às crianças, por serem mais vulneráveis), doenças como a raiva, através da saliva, ou a toxocarose, infecção provocada pelas fezes de animais com parasitas.

Eu acredito que que a maioria das pessoas que levam animais para locais públicos como se eles fossem "gente", não tem consciência dos riscos que correm e a que sujeitam também as pessoas. É preciso esclarecê-las que mesmo que os cães estejam limpos, são potenciais transmissores de doenças, e principalmente se estiverem em contacto com a areia seca, que não é renovada pelo mar.

Muitas pessoas, ao verem alguém caminhando na areia da praia com seu cachorro, ficam contrariadas mas não podem fazer nada.

Já imaginam aquele cachorro ou gato fazendo cocô na areia (que não é catado) e, enquanto fazem sua caminhada ou cooper, sentem aquela sensação de ter pisado em uma “massinha” e aí vem aquele cheiro desagradável e começa a imitar o saci-pererê até encontrar alguma coisa que ajude a remover a “sujeira”, seguido com toda expressão de nojo e revolta que a circunstância exige!

Cachorro na praia ou em parque onde se concentram principalmente crianças, pode transmitir doenças para elas, você e sua família! Doenças como a toxoplasmose, o bicho geográfico, a sarna e outros problemas de pele podem ser adquiridas!

Atualmente, existem muitos cães erráticos (sem um responsável ou “dono”) que podem transmitir essas doenças para o seu pet e para vocês, através da calçada, areia da praia e grama de parque e jardim.

Todo proprietário de cão, desconhece o significado de responsabilidade social!

Ao sair com seu filhinho cachorro para caminhar na praia, não o leve para a areia!!! Fique passeando onde existe calçamento!!! Sempre tenha em mãos uma sacolinha para catar o cocô deixado por seu filhinho (deixe de lado aquele sentimento de “desconforto” ao se abaixar para catar cocô, pois hoje em dia é uma atitude que faz a diferença)

Seja educado mesmo e apanhe o cocô do seu cachorro !!!

E aqui prá nós não espalhem não. Mas eu acho tão feio e boiolístico homem passeando com seu cãozinho, esperando ele fazer seu cocôzinho ainda mais na calçada onde estamos fazendo caminhadas.

Meus amigos, é dose para tombar caminhão podem crêr !

Resumo da ópera amigos, é proibido se levar cachorros à praia, mas como no Brasil as leis são feitas para serem descumpridas muita gente leva cães para a praia. A proibição se refere ao fato dos cães transmitirem doenças, como o bicho geográfico, através das fezes deixadas na areia. Como a maioria das pessoas não recolhe a sujeira feita pelos cães então proibiu-se eles de andarem pela praia. E está valendo a lei.

No dia em que valer multas pesadas doendo no bolso desses inconveniente, aí acaba essa frescura.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

Comente este texto



 

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 02/06/2017
Reeditado em 02/06/2017
Código do texto: T6016382
Classificação de conteúdo: seguro