Eureka, Eureka!

A pérola do mar do mediterrâneo está ferida de morte. Uma flecha afiada, estúpida e insensata penetrou, sorrateiramente, no labirinto de sua alma helênica, tirando-lhe a vontade de viver. O último paraíso terrestre, feito de "glórias incontestáveis", tem navegado por águas revoltas do "mar de mediocridades", das mentes de pouca sabedoria. Esta Grécia perdida, quase sem forças, está a ponto de macular o seu legado épico de incontáveis e edificantes proezas. Quem te viu, quem te vê, terra de Alexandre, o Grande?

Zeus, o poderoso chefão do panteão olímpico, aquele que costumava ter filhos com humanas, adverte: "Com deuses não se brinca"! Será que é uma boa ideia "arrumar encrenca" com uma legião inteira de seres imortais, cheios de vicissitudes humanas? Certamente, nós, humanos, não nos igualamos aos deuses, quando o assunto é castigo. Quem não se lembra do castigo de Atlas, de Sísifo e de Prometeu? Os deuses sabem ser criativos, quando se trata de castigar alguém!

Só mesmo a astúcia de Ulisses, a força de Hércules e a coragem de Aquiles serão capazes de derrotar os "Titãs do Caos", amigos do senhor implacável e invencível da morte, e aprisioná-los no tártaro. Já passou da hora dos "melhores aqueus" entrarem no campo de batalha e, de uma vez por todas, aniquilarem todas as "trincheiras enlameadas da ignorância humana", restabelecendo, assim, a paz tão esperada nas ilhas dos deuses mitológicos.

O que seria da filosofia sem Platão? O que seria da dramaturgia sem Ésquilo? o que seria das ciências sem Aristóteles? O que seria da escultura sem Fídias? o que seria da matemática sem Arquimedes? O que seria da medicina sem Hipócrates? O que seria da arquitetura sem Calícrates? O que seria da literatura sem Homero? Devo continuar ou acha que é melhor parar por aqui? Eu tô falando grego? Percebeu? Os gregos não precisam do mundo, mas o mundo sem os gregos, lamento dizer, seria um verdadeiro "drama grego". Alegra-te novamente terra das divindades celestiais! Lembre-se do que celebrou e celebre novamente!