VALORES.

O que mais importa; ser alguém de sucesso ou ser alguém de valor?

Se prestarmos atenção, saberemos entender as diferenças. Ser alguém de sucesso, talvez seja ser idolatrado, admirado, conhecido pelos quatro cantos do mundo, perseguido, desejado...Ser alguém de sucesso é ser aclamado por multidões, é ser considerado o máximo, é provocar suspiros por onde quer que passe, seja você um cantor (a), um ator (a), um(a) intelectual, um (a) cientista, escritor (a), historiador (a), médico (a), filósofo (a), jogador (a) de futebol...etc.

Sem sombra de dúvida, tamanha idolatria, pode fazer inflar o ego. Pode também fazer nascer no ser adorado um novo personagem, com uma nova vestimenta, adequada a cada situação. Há de se ter muito cuidado. Há de se cuidar para que não se perca em meio a tanto deslumbramento, os valores adquiridos ao longo dos tempos. Quando junto ao sucesso, agregamos valores morais, éticos, incorruptíveis, aí, sim, terá valido à pena o esforço e a dedicação em busca da plena realização.

Prestemos atenção para que o “bom dia”, não seja esquecido. O “como vai você”, permaneça. O sorriso não se apague. A gentileza continue sendo exercida. A mão continue sendo estendida para quem dela necessitar. Há de se cuidar, também, para que a saúde não pereça. Muitas vezes, fazer sucesso, honrar compromissos, cumprir metas, ser pontual e assumir obrigações, tudo isso poderá comprometer, seriamente, a saúde física e mental de qualquer pessoa.

Por fim, ser alguém de sucesso, não implica necessariamente, estar acima do bem e do mal. Ser alguém de sucesso, é manter-se firme no caminho escolhido, seja ele qual for. E se ver realizado e feliz naquilo que faz. Não importando a profissão exercida desde que transparente e honesta. Lembrando sempre que caráter, bondade, honestidade, compaixão, lealdade, respeito a si e ao próximo, devem sempre fazer parte do caminhar na busca da realização plena. E, aí, sim. Você será alguém de sucesso...e também, de valor.

Elenice Bastos.