DESTES OUTONOS

Diário de minhas andanças
17/05/2014



Então...Meus passos pisavam a tarde borrada de outono.
Derradeiros caquis faziam o banquete de sanhaços esfomeados.
A dona da casa (que parecia sósia da inesquecível Tia Eunice) havia "liberado geral" para que eu fotografasse tudo o que me fosse do interesse.
Era uma tarde de sábado.
Ardia na fornalha o incenso de pão assado.
Uma canção ecoava num rádio qualquer.
Curioso,o cavalo parecia buscar no velho casarão desabitado alguma estranha presença.
O friozinho típico da estação rondava os ares e de quando em quando,numa lufada mais forte,varria o bronze das folhas de caquiseiros, promovia uma dança frenética das roupas no varal.
Ao fundo do potreiro , melindrosas, as vacas batiam o ponto da tarde.
Chegara a hora da ordenha.
Tudo registrado,tudo revisado...
[Estes caquiseiros,quase carcomidos pelo tempo,são meus velhos conhecidos]

Quando menino,costumava "reinar" por estes quintais que pertenceram à uma grande amiga de minha mãe.
Por instantes revesti-me do piá que um dia fui , deixando entrar pelas narinas o cheiro encalacrado de minha infância.
Então, uma laranja sumarenta,como que oferecendo-se, pendera no galho de uma velha laranjeira.
[Saudosa de mim]
Joel  Gomes Teixeira

Seguindo  a sugestão de meu  amigo Dartagnan  Ferraz,clicando no  link  abaixo...
https://www.youtube.com/watch?v=Xo1C6E7jbPw