Milagre de Domingo

Milagre de domingo



Primeiros passos do domingo, uma e trinta da madrugada. No céu, duas estrelas conversam. Nada que não se possa ouvir. Quando se deram pela minha presença, indagaram:

- Por que nos espia, tolo? Já não mais existimos, tudo o que vês é a luz do que fomos.

- A essa hora, o sol ainda não brilha – retruco, pensando que talvez seja melhor espiar outra coisa.

Dentro do armário entreaberto vejo a girafa de pano. Inerte, até o momento de me surpreender, dizendo:

- Posso me mover, veja – exclamou ela saindo do armário – posso andar pela sala e, tal como fizeste há pouco, conversar com as estrelas. Ei, estrelas, um dia me tornarei uma girafa de verdade?

- Vá atrás... – retrucou uma delas, com desdém – para que isso aconteça terás de reunir três qualidades. Terás de puxar a vida para si, com toda a força que tiveres, então será a hora de dialogar com ela, com toda honestidade que conseguires, e por fim devolver tudo, tudo o que julgar que conquistastes.

- Dia após dia – emendou a outra estrela, taciturna.

A girafa ficou boquiaberta, dependurada na janela. Então indagou, olhando para o infinito do céu:

- E o que vem depois?

- Restará o brilho do que fostes – disse a segunda estrela - e isto permanecerá nos que contigo conviveram.

A girafa pensou, pensou, e nada disse. Daí encolheu os ombros bocejando, voltou para o armário e dormiu.

As estrelas assoviaram.

Quase duas da manhã. Elas tagarelam, fingindo que não se espantam porque insisto em espiá-las.

A lua espreita, em dado instante comentando que está em fase de crescimento, que em noites assim precisa reunir suas forças, e que salvo esse pequeno aparte, continuará observando, sem se importar que outros a contemplem.

- Tenho minhas convicções – finalizou ela. Nesse instante me intrometi, pedindo que falasse com mais vagar, pois devido ao horário digito sem precisão.

Uma brisa muito tênue entra pela janela. O silêncio que percebo parece agora um erro de tradução. Dentro em breve a luz do cenário mudará paulatinamente.

Três e tanto da madrugada e outras estrelas ocupam o lugar das anteriores. Cochicham.

A girafa desperta, salta do armário e volta à janela. Vejo seu olhar adocicado querendo de volta as explicações. Nada. Suas conselheiras se retiraram e as novas ocupantes do local não lhe dão atenção.

Desalentada, vira-se para mim e indaga:

- Se um dia tiver vida, e me tornar uma girafa de verdade, terei de ter tanta força, tanta sinceridade, e depois, devolver tudo o que ganhei?

Meneei a cabeça num sinal de temeroso assentimento.

- Não sei se terei talento para tanto – choramingou ela – afinal, fui só um boneco de pano, um brinquedo de uma criança...

- Mas você deixou lembranças – falei.

- Como... a luz da estrelas? - e sem esperar resposta, voltou para o armário.

De qualquer forma, eu também não saberia o que responder.



(Imagem: Edward Hopper. Menino e Lua, 1906-1907)
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 11/06/2017
Reeditado em 08/06/2020
Código do texto: T6024849
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.