Toca Raul!

O que você tem a ver com isso? Alguém podia me dizer por que existem pessoas que só sabem cuidar daquilo que não é delas? Eu não preciso ir muito longe pra falar sobre esse assunto. Ao começar pela tia mais fofoqueira da família, passando pela vizinha desempregada, indo até os amigos mais confiáveis, aqueles que se você quiser que todo mundo fique sabendo de algo de modo rápido e prático, é só contar pra ele.

Vou me fazer de exemplo. O que tem de gente preocupada com a minha vida não é brincadeira. Ao começar pelas pessoas preocupadas demais com o que comi ontem. “Eaí, pra onde você foi? Com quem foi? E foi fazer o quê?”. Minha vontade é responder: “não te interessa, não lhe diz respeito, cuide da sua vida”. Aí o grosso e chato sou eu que não tenho um pingo de educação de responder a uma simples pergunta. Então me sobra fazer isto: nada.

Tem gente que se preocupa com minha sexualidade, vigiando eu e a minha “ficante do momento” ou mesmo a minha “namorada do momento” e ainda diz: “ele nem agarra ela, logo, logo vira a casaca!”. O que eu faço ou deixo de fazer com ela, é problema meu e se ela tem alguma reclamação que fale comigo, caso contrário sofra calada, quem não chora não mama essa é a verdade.

E quando você se dá bem em algo que só você sabe que lutou muito pra conseguir? Tem sempre um infeliz que diz: “ah, foi sorte”. Só você sabe que a sua sorte vem acompanhada de muitas dobras no joelho pedindo muito a força de Deus, muitas marcas no braço de tanto arregaçar as mangas e o cheiro de suor simbolizando a vitória mais que merecida. Foi sorte uma pinóia. Meninos e Meninas, não acreditem na sorte, ela não existe, acredite em Deus, ele sim faz as coisas acontecerem.

E quando você faz a burrice de contar o seu segredo guardado a sete chaves há anos, e que está contando para a pessoa que você mais confia, por que você não consegue mais segurar? De repente você se dá conta de que o seu escritório inteiro sabe, incluindo seu chefe. Se você arriscar perguntar pra uma tia ou uma avó do interior que não sabe nem que você existe, ela pode nem saber seu nome, mas sabe da história.

Cuidados a parte, não da pra saber em quem confiar ou quando confiar. O que fazer e quando fazer. Mas, se você ainda não se acostumou, vai uma dica: se comporte como tal, se falam bem de você agradeça, são seus fãs. E se falam mal, agradeça também, esses sim são seus fãs de verdade e que vão estar te acompanhando até o fim da sua carreira, são eles que não perdem uma pose sua, são eles que não perdem nada do que você fala ou faz, e são eles que param tudo, mas tudo mesmo sendo muito importante só pra prestar atenção em você.

E quando as pessoas acham que você está errado, pergunte primeiro a pessoa mais importante só pra confirmar: você. Eu estou errado? Se a resposta for não, deixe-os outros pra lá, agora se for sim. Bom se você estiver errado, fique em silêncio por um minuto, quando a música está ruim não é preciso esperar muito, tem sempre um infeliz que solta um grito sincero no meio da platéia: “Toca Raul”.

Gustavo Barreto
Enviado por Gustavo Barreto em 11/08/2007
Código do texto: T602648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.