A democracia

Sem sobra de dúvidas a democracia é por excelência o mais plausível dos regimes políticos. Nele cada um de nós tem a liberdade de ir e vim, de ser o que bem quiser, de criticar e recusar e mais isso, e mais aquilo. Nossa liberdade no regime democrático é ilimitada porém, cercada dos limites das outras pessoas. É mais ou menos como uma conta no face book, temos nela a liberdade de publicar o que bem queremos, porém nenhum direito sobre o face das outras pessoa. Na democracia cada um dos nossos direito corresponde a um dever. O maior problema das democracia é que defendemos com unhas e dentes nossos direitos e rejeitamos com veemência nossos deveres. Queremos tudo, sem darmos nada em troca. Ai se caracterizam as mine ditaduras .

Na democracia é natural e legitimo que algumas pessoas tenham Lula como símbolo da competência e da honestidade, é um direito que lhes assiste. Também é legitimo que algumas pessoas defendam a permanência de Temer no governo até as eleições de 2018. Igualmente legitimo é a opinião dos que querem ver bem longe do poder esse bando de ratos que se apoderaram dos recursos da nação para seu enriquecimento ilícito, entre os quais me incluo. O que não é democrático é alguém querer ser o dono da verdade e querer impor suas convicções na marra, na violência.

É bom que fique bem claro que a democracia é o regime do dialogo, do convencimento de ideias por argumentos e não pela violência. A violência é própria dos que não sendo capazes de dialogar, querem se impor pela força.

Essas pessoas deveriam se mandar para a Coreia do Norte, lá quem é mais forte faz e acontece sem responder por isso.