O amor quer eternidade

O que faz duas pessoas desenvolverem um amor que dura por toda a vida? Não me refiro aqui ao amor dos casais, mas àquele dos amigos verdadeiros. O que torna possível a aproximação dessas pessoas de modo que nem o tempo, nem a distância são capazes de apagar o sentimento que desenvolveram mutuamente?

Um dia desses (re)encontrei um amigo que não via há quase dez anos. Foi uma grata surpresa! Mais surpreendente ainda foi sentir como nossa amizade continua intocada, como nada tivesse mudado em quase uma década. As risadas, as (in)diretas, o carinhoso tapa, tudo como nos tempos da faculdade. A comunicação que se dá por um simples olhar, dispensando as palavras.

O que me impressiona é que mudamos muito nesse tempo que passamos sem nos encontrar. Afinal, como diz o filósofo Heráclito, “ninguém se banha duas vezes no mesmo rio”. Porém, nas diversas mudanças que nos sobrevieram, o amor que sentimos um pelo outro não mudou. Isso me lembra o que li outro dia: “todo amor quer eternidade”. Só é verdadeiro o amor que é eterno.

Isso tudo para dizer que devemos cuidar com todo carinho de nossas amizades. Quando conhecermos alguém e sentirmos que nossas almas se completam, não tenhamos medo de nos entregar. A amizade nos abre para o outro. Com nossos amigos somos transparentes, sinceros, leais. Isso só nos faz crescer! Também quando as circunstâncias da vida nos obrigam à uma separação, não há o que temer. Vai doer, isso vai! Mas se há amor de verdade, no momento do reencontro a alegria e o companheirismo estarão intactos.

Manoel Gomes Filho
Enviado por Manoel Gomes Filho em 17/06/2017
Código do texto: T6030167
Classificação de conteúdo: seguro